Pular para o conteúdo
Cotidiano

Familiares denunciam aglomeração de internos na Casa do Albergado em Campo Grande

Com medo da transmissão do coronavírus, familiares de internos do Estabelecimento Penal de Regime Aberto e Casa do Albergado, em Campo Grande, expuseram a situação de exposição ao qual os internos, que passam a noite no local, estão vivendo: falta de biossegurança, aglomeração e precariedade na limpeza. “Esta tendo muita aglomeracão, não tem ventilação, não […]
Arquivo -

Com medo da transmissão do coronavírus, familiares de internos do Estabelecimento Penal de Regime Aberto e Casa do Albergado, em , expuseram a situação de ao qual os internos, que passam a noite no local, estão vivendo: falta de biossegurança, e precariedade na .

“Esta tendo muita aglomeracão, não tem ventilação, não usam máscaras. Estou super preocupada com a situação”, disse ao Jornal Midiamax uma familiar, que preferiu não ser identificada. Ela explica que os homens, que cumprem pena no regime semiaberto, são expostos aquela situação e durante o dia ficam em casa, colocando em risco também a família.

Nas imagens (abaixo) é possível notar que os internos dormem em camas um ao lado do outro, sem o distanciamento recomendado pelos órgãos de saúde, em um ambiente fechado e com pouca ventilação. Além disso, precisam conviver com a insalubridade do chão e do banheiro.

Procurada, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informou que o local possui capacidade para 364 presos e atualmente está com 190 internos pernoitando, desta forma, utilizando 52% da capacidade de vagas.

“Conforme decisão judicial, 214 presos cumprem pena em regime domiciliar, destes 21 estão de atestado médico. Em caso de suspeita de contaminação por Covid-19, o interno é orientado a procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e, se caso, apresentar atestado médico comprovando a necessidade de isolamento, ele é imediatamente dispensado de pernoitar na unidade penal, devendo cumprir todo o tratamento em casa”, diz a nota.

Além disso, para retornar a pernoite, o interno deve apresentar o exame negativo para a Covid-19, sendo que o procedimento é informado à Vara de Execução Penal.

A agência também disse que não recebeu nenhum tipo de denúncia ou notificação sobre a precariedade do local, mas reiterou que todos os protocolos de biossegurança são adotados, “como aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel, lavatório com água e sabão líquido, obrigatoriedade de uso de máscaras faciais nas dependências da unidade penal, limpeza diária do local, entre outros”.

Confira as imagens do local:

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS

Familiares fazem vaquinha para Cecília, que nasceu com doença congênita

Copa do Nordeste: Bahia vence Confiança por 4 a 1 e encaminha título

Dupla que matou jovem em conveniência se apresenta à polícia

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Rei da Pornochanchada, David Cardoso se recupera de infecção generalizada causada pela chikungunya

Últimas Notícias

Cotidiano

Orçada em R$ 2,57 milhões, reforma do Fórum de Dourados será entregue nesta quinta

Obra da estrutura inaugurada em 1986

Brasil

CNU 2025: confira as 228 cidades onde serão aplicadas as provas

Candidato escolheu a cidade onde quer fazer a prova e não pode mais alterar

Polícia

Polícia autua proprietário rural por construção irregular às margens do Rio Taquari

Foi identificada uma estrutura metálica de aproximadamente 60 m²

Polícia

Receita e Polícia Federal apreendem R$ 300 mil em produtos contrabandeados

Entre as mercadorias apreendidas estão produtos eletroeletrônicos