Fake news: Grupos compartilham de testes falsos até simpatia contra coronavírus em MS
Com a pandemia no pico da transmissão e aumento de mortes em Mato Grosso do Sul, alguns grupos nas redes sociais têm espalhado a desinformação entre a população. As fake news incluem dados falsos, testes para descobrir se está com coronavírus e até mesmo simpatia com números. Uma das fake news mais frequentes entre grupos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com a pandemia no pico da transmissão e aumento de mortes em Mato Grosso do Sul, alguns grupos nas redes sociais têm espalhado a desinformação entre a população. As fake news incluem dados falsos, testes para descobrir se está com coronavírus e até mesmo simpatia com números.
Uma das fake news mais frequentes entre grupos em MS tem sido um teste que diz identificar se uma pessoa tem o coronavírus. O vídeo propõe que a pessoa prenda a respiração por cerca de 25 segundos. Conforme a instrução, se o leitor conseguir prender a respiração durante o vídeo, quer dizer que está livre da Covid-19.
“Teste simples e cobiçoso. Teste grátis sem nenhum custo. Ajude a salvar uma vida”, dizem as mensagens. Porém, conforme apurado pela agência de checagem Aos Fatos, não é possível fazer o diagnóstico do coronavírus por meio da capacidade de segurar a respiração do paciente.
O vídeo tem uma logo que remete ao Ananta Hospital, na Índia. Porém, o hospital declarou ao G1 que a mensagem é fake. “Isso não foi compartilhado por nós. Tornou-se viral por algum desconhecido.”
Outra mensagem fake que tem sido compartilhada nas redes sociais orienta os leitores sobre a sequência numérica que teria o poder de ‘neutralizar o coronavírus’. A orientação é que a pessoa pronuncie a série numérica visando o restabelecimento da saúde. A orientação é para visualizar uma esfera onde as pessoas estão salvas e saudáveis.
Com a pandemia, o Ministério da Saúde criou uma página para combater fake news. “Vale destacar que o canal não será um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira”.
Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenham recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99333-8597.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.