Cotidiano

Escolas indígenas de Dourados recebem computadores em parceria do IFMS e Semed

Medida faz parte das ações do Centro de Recondicionamento de Computadores

Ranziel Oliveira Publicado em 17/05/2021, às 14h00

Centro de Recondicionamento de Computadores funciona no IFMS há quase dois anos
Centro de Recondicionamento de Computadores funciona no IFMS há quase dois anos - (Foto: Divulgação / Prefeitura de Dourados)

Duas escolas indígenas de dourados receberam 20 computadores, a medida tem o objetivo de beneficiar a educação e saúde da população indígena do município. A ação foi realizada pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) em parceria com IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Campus de Dourados, que fez a entrega e instalação de computadores.

Por meio das ações do CRC (Centro de Recondicionamento de Computadores), que funciona na unidade há quase dois anos, na última quinta-feira (6) o campus realizou a instalação de 20 máquinas nos laboratórios de informática das escolas municipais indígenas Agustinho e Lacui Roque Isnard, que ficam em Dourados.

Para a secretária Ana Paula Benitez Fernandes a iniciativa é muito importante porque promove inclusão. “Sabemos o quanto é difícil para alguns alunos da Reme o acesso a computadores e internet. O laboratório promove essa inserção, além de contribuir com o aprendizado”, pontuou.

“Por meio dessa ação atingimos a rede municipal de ensino e a população indígena, contribuindo para melhores condições a estudantes e professores por meio do acesso a computadores, com sistemas operacionais de qualidade”, comenta o diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo.

As máquinas vieram da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel), onde foram recondicionados.

Recondicionamento

Atualmente existem oito CRCs no país. O do IFMS em Dourados é o único de Mato Grosso do Sul.

Criados pelo MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) – e hoje sob responsabilidade do MCOM (Ministério das Comunicações) – os centros são espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos destinados à revitalização de pontos de inclusão digital.

Jornal Midiamax