Cotidiano

Enem 2021: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição termina nesta sexta-feira; saiba como pedir

Também é a data limite para justificar a ausência na edição anterior

Gabriel Maymone Publicado em 28/05/2021, às 08h06

Termina esta sexta-feira o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem
Termina esta sexta-feira o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem - Agência Brasil / Arquivo

O prazo para solicitar isenção do pagamento do Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio) termina nesta sexta-feira (28). Os candidatos tiveram desde o dia 17 deste mês para fazer o pedido, através da Página do Participante, no site do Inep, organizador do exame.

A isenção é voltada aos participantes que não têm condições de pagar a taxa de inscrição de R$ 85. Para isso, devem comprovar a situação de vulnerabilidade, conforme os itens que serão listados mais abaixo.

Os participantes que não compareceram a última edição e desejam conseguir a isenção do Enem 2021 têm também até hoje para justificar o motivo da ausência.

Devido à situação da pandemia no país, o Enem 2021 ainda não tem data definida para ser realizado. No ano passado, por exemplo, a edição teve atraso e as provas foram aplicadas somente neste ano.

O presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, afirmou em reunião com Conselho Nacional de Educação que as datas de aplicação das provas serão definidas ainda este mês. Há uma suposição de que seja realizada nos dias 16 e 24 de janeiro de 2022.

Requisitos para solicitar a isenção do Enem 2021

  • Estar cursando a última série do nível médio no ano de 2021 em escola da rede pública;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
  • Ser bolsista integral em instituição privada;
  • Ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Ser membro de família com baixa renda inscrita no CadÚnico;
  • Possuir o Número de Identificação Social (NIS).

O pedido de isenção do Enem 2021 está acontecendo antes da abertura dos cadastros. Dessa maneira, aqueles que conseguirem a isenção terão que realização a inscrição na data que ainda será indicada pelo Inep. Até o momento, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o seguinte cronograma:

  • Justificativa de ausência no Enem 2020 e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: de 17 a 28 de maio de 2021;
  • Resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: dia 09 de junho de 2021;
  • Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: entre 14 e 18 de junho de 2021;
  • Resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: dia 25 de junho de 2021.
Jornal Midiamax