Depois de meses no ensino remoto, as escolas particulares de ensino infantil voltaram às aulas presenciais no mês de setembro do ano passado. Em seguida, as escolas com ensino médio também puderam retomar parcialmente a rotina. No período entre setembro e novembro de 2020, 191 escolas de ensino infantil foram inspecionadas pela Vigilância Sanitária na Capital. Mais quatro escolas particulares de ensino médio e quatro universidades também passaram por vistoria. 

Os alunos retornaram às aulas presenciais e iniciaram o ano letivo entre o final de janeiro e início de fevereiro desde ano nas escolas particulares da Capital. Porém, já houveram casos de escolas que suspenderam as aulas temporariamente neste ano, após registro de casos de coronavírus entre os funcionários. 

A Vigilância Sanitária de Campo Grande explica que não há dados sobre a quantidade de funcionários e alunos infectados pelo coronavírus nas escolas particulares. Conforme decreto, a instituição deve comunicar imediatamente a (Secretaria Municipal de Saúde). 

Além disso, também não há um controle sobre quantas escolas suspenderam temporariamente as aulas por conta da , já que não é uma obrigatoriedade. Em caso de surtos de coronavírus entre alunos, a escola deve suspender as atividades da turma em que ocorreram os casos.

A Vigilância Municipal reforça que foi firmado um termo de compromisso entre as escolas e a Prefeitura, onde fica estabelecido o compromisso de manter as regras de biossegurança para conter a propagação do coronavírus.