Seguindo o decreto estadual nº 15.632, que entrou em vigor neste domingo (14), a prefeitura de realizou a operação “De Olho no Coronavírus”, que acabou com a condução de 15 pessoas para à Delegacia, e com fiscais visitando bairros e pontos públicos do município, no fim de semana, para orientar e reforçar as recomendações e exigências dos órgãos de saúde.

Os agentes se dividiram em três equipes e, conforme o diretor de , Christovam Bazan, foram realizadas 56 abordagens em estabelecimentos comerciais, 11 , 03 festas interrompidas, blitz em avenidas de grande fluxo, além da condução de mais de 15 pessoas à Delegacia por descumprimento do .

Ainda no domingo, uma equipe percorreu a Circular da Lagoa para orientar os frequentadores e exigir o uso da máscara. O promotor de Justiça Moisés Casarotto coordenou a ação e reflete sobre as medidas.

“O decreto pegou muitas pessoas de surpresa, além dos diversos boatos de que haveria ‘lockdown' e as reações da sociedade. Neste primeiro momento, o nosso dever é orientar a todos sobre a necessidade de obedecer a estas medidas, visto que estamos no período mais crítico da pandemia. Reforçamos que a pessoa que descumprir essas exigências pode ser detida”, esclareceu.

Jovens sem conscientização

Para o promotor, a maior parcela de falta de conscientização está entre os jovens. “Entre todas as ações notamos a desinformação e pouco caso dos jovens com o risco de contrair o vírus. É necessário que todos se cuidem e respeitem as medidas. Este decreto fica em vigor por 14 dias e é essencial que todos colaborem para que diminua os casos positivos de COVID-19 e retornemos com medidas mais leves”, complementou.

Vale reforçar que o Decreto Estadual alterou o toque de recolher para iniciar às 20h e encerrar 05h todos os dias. O comércio geral também deve estar com as portas fechadas às 20h, de segunda à sexta-feira; aos sábados e domingos o horário é às 16h. Após este horário, só podem funcionar os estabelecimentos autorizados pelo Decreto Estadual.

A ação aconteceu no sábado e domingo (13 e 14) e contou com a participação do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental, Ministério Público Estadual e equipes das secretarias de Saúde e Meio Ambiente. Nos próximos dias e no final de semana a fiscalização continuará exigindo as regras do Decreto Estadual.