Cotidiano

Em MS, idosos a partir de 80 anos de 68 cidades já estão sendo vacinados contra Covid-19

Até o final desta terça-feira (9), pelo menos 68 cidades de Mato Grosso do Sul já começaram a imunizar idosos a partir de 80 anos.

Dândara Genelhú Publicado em 09/02/2021, às 18h31

 Foto: Leonardo de França | Midiamax.
Foto: Leonardo de França | Midiamax. - Foto: Leonardo de França | Midiamax.

Até o final desta terça-feira (9), pelo menos 68 cidades de Mato Grosso do Sul já haviam começado a imunizar idosos a partir de 80 anos. No total, foram aplicadas 6.082 doses das vacinas contra o coronavírus neste grupo prioritário definido no Estado.

O município que mais vacinou idosos até o momento foi Jateí, a 264 km de Campo Grande. Segundo a porcentagem de vacinados, de acordo com a meta de 90% estabelecida pela gestão municipal, 63,49% dos idosos a partir de 80 anos já foram vacinados. Isto porque 40, dos 63 considerados como público alvo foram imunizados.

De acordo com os microdados disponibilizados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), 5.696 doses aplicadas foram da Coronavac, imunizante produzido em parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório Sinovac. Assim, outros 386 idosos receberam a vacina produzida pela Universidade de Oxford e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Os dois imunizantes são eficazes contra a Covid-19 e previnem casos graves e moderados da doença. A maior diferença entre eles são as janelas de intervalo entre a primeira e segunda dose. Ou seja, os idosos que foram vacinados com a Coronavac, receberão o reforço da vacina de 14 a 28 dias após a primeira aplicação. Já os imunizados com a de Oxford, deverão esperar de 4 a 12 semanas para receber a segunda dose.

Como foram adicionados recentemente na lista de público-alvo da vacinação, idosos com 80 anos ou mais ainda não receberam a segunda dose da vacina em nenhum município de MS. Então, 11 cidades de MS não haviam iniciado a aplicação nem da primeira dose em idosos desta faixa etária até o início da noite desta terça-feira (9). São eles: Caracol, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Douradina, Dourados, Eldorado, Japorã, Novo Horizonte do Sul, Pedro Gomes, Sete Quedas, Taquarussu.

Jornal Midiamax