Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em 2021, acidentes domésticos já levaram 258 crianças para Santa Casa com internações em UTI

Pais devem redobrar atenção com riscos que o lar oferece
Arquivo -

Desde o início do ano, 258 crianças precisaram de atendimento médico na Santa Casa, algumas com internação em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por causa de acidentes domésticos. O número está relacionado com as medidas restritivas impostas pela pandemia, que obriga os pequenos a passar mais tempo em casa, isolados e estudando remotamente.

Por este motivo, pais devem estar atentos e tomar cuidado em ambientes do lar que oferecem mais risco. Na cozinha, por exemplo, use as bocas de trás do fogão e certifique-se de que os cabos das panelas estejam virados para dentro, para não serem alcançados pelas crianças e mantenha fósforos, isqueiros, álcool líquido, álcool em gel, objetos de vidro e cerâmica, facas e sacos plásticos fora do alcance das crianças.

“A pandemia trouxe uma rotina diferenciada para muitas famílias. A modalidade de ensino remoto e o confinamento das crianças, trouxeram maior chances de acidentes domésticos. As crianças também tiveram seus ambientes de mais restritos, porém elas se mantiveram ativas, participando de brincadeiras muitas vezes supervisionadas por irmãos mais velhos. A consequência dessa mudança foi o maior contato com situações de risco, criadas em casa mesmo,” disse a coordenadora da Pediatria do hospital, Márcia Antunes.

Mais cuidados

Nos quartos, evite posicionar camas e qualquer outros móveis perto da janela e fixe à parede os móveis que apresentam risco de tombamento, como cômodas e armários; instale redes ou grades de proteção nas janelas. No que diz respeito ao quintal, informe-se sobre quais plantas são venenosas para crianças. 

Se em sua casa houver alguma dessas espécies, remova-a ou deixe-a em local inacessível para as crianças; cuidado com animais peçonhentos e sempre preste atenção antes de calçar sapatos ou usar bolsas e sacolas. Anualmente, 111 mil são hospitalizadas em todo o país e o motivo da entrada no Pronto Socorro é muito variável, podendo oscilar em aspirações de corpo estranho como moedas, pilhas, grãos até grandes queimaduras com gravidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional