A prefeitura de recebeu nesta semana, o certificado MigraCidades 2021. O documento foi concedido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Agência da ONU para as Migrações e pela Federal do (UFRGS) pela conclusão de todas as etapas do processo de governança migratória.

“Esse certificado é uma conquista, um reconhecimento para o nosso município. Comprovamos as boas práticas de Dourados na área migratória”, ressalta o secretário de Governo, Henrique Sartori.

A plataforma MigraCidades tem como objetivos capacitar atores locais, impulsionar o diálogo migratório, certificar o engajamento dos governos em aprimorar a governança migratória e dar visibilidade às boas práticas identificadas nos estados e municípios brasileiros.

“Conseguimos vencer todas as etapas e o município foi selecionado como uma das cidades que está fazendo um trabalho excelente na área migratória. O certificado vem para confirmar que Dourados está fazendo um bom trabalho”, afirma Jean Kenson Jolne, Gerente administrativo do Núcleo de Imigração da Prefeitura.

O MigraCidades foi pensado para auxiliar os governos locais a apreciarem, fortalecerem e construírem políticas migratórias. Para isso, o projeto considera dez dimensões essenciais que serão levadas em conta no processo de diálogo e certificação, entre elas o acesso à saúde e também a participação social e cultural dos imigrantes.