Pular para o conteúdo
Cotidiano

Novo acesso nas Moreninhas empolga comerciantes e moradores, que veem melhora no trânsito

Comerciantes até falam de malefícios, mas indicam que benefícios são maiores
Arquivo -

Com o final das obras de pavimentação para o prolongamento da avenida , os moradores das Moreninhas se mostram entusiasmados com a chegada do novo acesso ao bairro mais populoso de . Os comerciantes – apesar dos benefícios trazidos pelo grande fluxo existente na rua Frairbugo – também se mostram animados com a mudança.

Mercedes Marques Sampaio, de 50 anos, é proprietária de um restaurante localizado na principal via de acesso ao bairro. Com vendas realizadas no próprio restaurante e também entregas, ela acredita que a diminuição no fluxo de veículos e pessoas não deverá afetar as vendas.

Hoje, a rua Frairbugo é principal acesso das Moreninhas.
(Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

O mesmo pensa Igor Amaral, 19 anos, mas com ressalvas. Para o jovem, a mudança deverá provocar uma pequena queda nas vendas realizadas diretamente no caixa. “Muitos carros que passam por aqui acabam parando e comprando, então provavelmente isso vai diminuir um pouco”, comentou.

Embora a situação possa não parecer das melhores, Igor vê com bons olhos, pois acredita que o novo acesso poderá potencializar o serviço de entregas do estabelecimento e compensar com sobra a diminuição das vendas físicas. Ele explica que o novo acesso irá aumentar o número de pedidos, já que o trajeto para outra parte da cidade será mais curto e “não vai precisar calcular a curva do moto-entregador.”

Mesmo com bons olhos, o sentimento que paira pelo ar é de indiferença e os relatos – em muitos casos – dá a entender que a ‘voz de morador’ fala mais alto que a de comerciante. O proprietário de uma conveniência, que preferiu não se identificar, alega não conseguir calcular o impacto financeiro do novo acesso, mas não vê a obra com maus olhos.

Se entre os comerciantes, mesmo com as impressões positivas, ainda existe resquícios de dúvidas, os moradores das Moreninhas são enfáticos ao dizer que o novo acesso irá melhorar a rotina de todos. Laura Cardosa, 38 anos, se mostrou ansiosa pela finalização da obra, para ela, o novo acesso mudará para melhor a rotina de todos os moradores.

Claudinei Alencar do Santos vê com empolgação o novo acesso. (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

“Agora vai diminuir o trânsito aqui (rua Frairbugo) e também diminuir o tempo para quem trabalha ou deseja ir para algum bairro que fica do outro lado, vai acabar esse negócio de dar a volta pela saída principal”, brincou a moradora. Também empolgado com a futura mudança, o empresário Claudinei Alencar dos Santos, 34 anos, pontua que a não necessidade da chamada “volta pelo acesso principal” é o principal benefício da comunidade.

“Eu, por exemplo, vou usar muito. Vai diminuir o tempo, eu que transito bastante por essa via (rua Frairbugo) e até pelo outro acesso menos utilizado, vou passar a utilizar muito esse novo acesso, acho que vai melhorar até para as pessoas do transporte de carga, porque segue a via direto, sem precisar dar a volta”, comentou dos Santos.

Obras

As obras de pavimentação no trecho inicial do novo acesso à região chegaram ao fim na última sexta-feira (9). Com isso, foram iniciadas as obras para asfaltar o traçado da ciclovia que será instalada no canteiro central, com urbanização, iluminação pública, além de sinalização horizontal e vertical.

O prefeito ressaltou que o novo acesso é um sonho antigo dos moradores das Moreninhas, um dos bairros mais populosos de Campo Grande. “A ciclovia, principalmente em tempos de pandemia, é algo essencial. Uma questão de necessidade no transporte para alguns, mas para muitos, neste novo normal, uma questão de saúde e estilo de vida”, pontua o prefeito.

O prolongamento da avenida Rita Vieira, que agora chega à avenida Guaicurus, faz parte do programa Reviva Mais Campo Grande. Ao todo, será investido R$ 1,3 bilhão em 55 obras.

Conforme dados da Prefeitura, os bairros Universitário, Santo Eugênio, Perpétuo Socorro e Itamaracá ganham uma malha viária formada pelas ruas Vitor Meirelles, que acaba de ser recapeada, o seu prolongamento, a Toros Puxian e a Avenida Novo Estado, que teve o último trecho concluído ano passado.

Os técnicos da (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) explicam que quem estiver, por exemplo, na Avenida Interlagos (perto do Rádio Clube Campo), seguindo pela Avenida Rita Vieira, vai chegar mais rápido à estação rodoviária. Antes, este itinerário era feito pela Rua Professor Hilário da Rocha.

O novo acesso vai servir de ligação desses bairros com a Avenida Três Barras, seguindo trajeto pelas ruas Victor Meirelles, Toros Puxian, Avenida Rita Vieira e Rua Novo Estado, uma via residencial estreita. Em novembro do ano passado, a Prefeitura asfaltou os últimos 400 metros da Rua Novo Estado, via aberta às margens do antigo traçado da ferrovia, fazendo a interligação das avenidas Rita Vieira e Três Barras.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Condutora com suspeita de embriaguez bate em carro estacionado e é detida no Jardim Tijuca

3 a 1 em pleno Beira Rio: Flamengo vence fácil reservas do Inter na casa do adversário

Homem é detido com revólver calibre 38 sem registro na própria casa em Campo Grande

Queda de avião deixa um morto e mulher gravemente ferida na região serrana de Santa Catarina

Notícias mais lidas agora

imasul

e-MS dificulta defesa em multas ambientais de Mato Grosso do Sul, acusam advogados

‘Ser livre’: conheça auxílio de até R$ 24 mil para mulher e filhos recomeçarem longe do agressor em MS

Jovem é morto com facada no peito após tentar proteger cunhado no Paulo Coelho Machado

Ladrões são filmados ao furtar padrão de energia em empresa de mudas de árvores

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo domina jogo no Rio de Janeiro, mas com única chance Palmeiras marca e vence clássico

Foi o reencontro dos rivais após a vitória do ‘verdão’ sobre o ‘Fogão’ na Copa do Mundo de Clubes

Esportes

Goleada do Vasco, choro e desabafo de Neymar ao sofrer maior derrota da carreira: 6 a 0 no Morumbis

Além das lágrimas, craque resumiu o jogo como uma 'm...' e criticou seus companheiros de equipe

Transparência

Eleições na Bolívia devem ser decididas no segundo turno: Rodrigo Paz lidera intenções de voto

Boca de urna aponta para vitória da direita, após 20 anos de domínio da esquerda boliviana

Brasil

Morador de Santa Catarina morre durante escalada na Serra do Cipó em Minas Gerais

Bombeiros e socorristas do Samu realizaram força tarefa para chegar ao local de difícil acesso