A prefeitura de , a 417 quilômetros de Campo Grande, divulgou nesta quarta-feira (3) um balanço de aplicação das doses de imunização contra a em moradores do grupo prioritário. Cerca de 2.188 já foram vacinadas desde o início da campanha de vacinação.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as doses foram aplicadas em , indígenas aldeados, idosos acima de 90 anos, seguindo os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde. O município já começou a fase de vacinação em idosos acamados com mais de 80.

“Estamos seguindo a risca o Plano Nacional de Vacinação e o que foi pactuado com o Estado, antes de iniciar um novo público temos que finalizar os iniciados. Corumbá tem 1.570 idosos com mais de 80 anos, e recebemos apenas 350 doses para esta fase, por isso priorizamos os acamados, mas conforme enviarem mais vamos ampliar, iniciando pelos de mais idade”, disse o secretário da pasta, Rogério Leite.

Ao todo foram recebidas 4.036 doses, sendo 3.066 da Coronavac, desenvolvida pelo Butantã, que necessita de intervalo entre as doses, de 02 a 04 semanas; e 970 doses da AstraZeneca da Fiocruz em parceria com a de Oxford, que possuiu 12 semanas de intervalo entre as doses.

“Temos equipes volantes que estão indo em domicílio vacinar os idosos acamados, que já possuem cadastro na rede de saúde, é um procedimento que leva tempo, vamos de casa em casa. Pedimos que a população tenha um pouco de paciência, as doses chegam gradativamente, e conforme a disponibilidade vamos imunizando a população”, explica a Gerente da Vigilância Epidemiológica, Beatriz Assad.