Cotidiano

Defesa Civil de MS participa de reunião com outros estados para prevenção de incêndios florestais

Ano passado o Estado sofreu uma das maiores queimadas de vegetação nativa

Dândara Genelhú Publicado em 16/06/2021, às 18h46

None
Foto: Arquivo Midiamax.

Nesta quarta-feira (16), a Defesa Civil Nacional realizou reunião virtual com Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, e Distrito Federal. Os órgãos estaduais e federais estão envolvidos na prevenção e combate a incêndios florestais.

Eles devem antecipar problemas e preparar a região para uma temporada crítica de queimadas no Centro-Oeste. Os incêndios acontecem frequentemente em agosto e setembro.

Conforme previsão climática do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as chuvas no próximo trimestre, de junho a agosto, devem ser inferiores à média histórica. No entanto, até o momento, os dados estatísticos de queimadas são menores que os registrados no mesmo período do ano passado.

O meteorologista e coordenador de Monitoramento e Alerta do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), Tiago Molina Schnorr, explicou que a reunião serviu para ter um cenário de como estão os estados. "Nesta primeira agenda, o intuito foi principalmente obter um panorama do que se espera das informações meteorológicas e vislumbrar como os estados estão trabalhando seu planejamento", disse.

Jornal Midiamax