A Defensoria Pública de MS, por meio de um grupo formado por defensoras e defensores públicos, assessoras e assessores, vai atender voluntariamente candidatos cotistas no XVIII concurso público de provas e títulos para os cargos de defensora pública substituta e defensor público substituto de MS, que tem inscrições abertas até novembro.

A intenção, de acordo com a defensora pública Camila Maués dos Santos Flausino, é oferecer apoio às pessoas negras, indígenas ou com deficiência, e que estejam em situação de vulnerabilidade financeira, na primeira fase do certame com um Plantão de Dúvidas Online (PD). Para participar do grupo voluntário é preciso comprovar que está em situação de vulnerabilidade econômica.

“A ideia surgiu de forma conjunta entre defensores e defensoras públicas, com o fim de auxiliar pessoas que não têm condições financeiras de arcar com o custo da preparação para um concurso jurídico de alto complexidade, e que serão beneficiárias do sistema de cotas instituído para este concurso. Nós entendemos que a educação é um instrumento de justiça social poderosíssimo e que abre caminhos para mudança em concreto da realidade de vida de pessoas pertencentes a grupos excluídos”, explica a defensora.

O Plantão de Dúvidas Online não conta com aulas expositivas. Para ter acesso, o cotista interessado deverá enviar um e-mail para plantaodeduvidasonline@gmail.com; em seguida, receberá uma prova de nivelamento que deve ser respondida em até 24 horas.

Somente após o resultado dessa avaliação será analisada sua condição socioeconômica (renda familiar de até, 3,5 salários mínimos). Uma vez admitido(a), o(a) interessado(a) poderá agendar sessões online para elucidação de dúvidas pontuais e previamente informadas a seu(sua) tutor(a).

Inscrições

As inscrições para o XVIII concurso público de provas e títulos para os cargos de defensora pública substituta e defensor público substituto de MS começam no dia 13 de setembro e seguem até o dia 18 de novembro de 2021.

O certame tem a supervisão da Comissão de Concurso da Defensoria Pública de MS, oferece sete (7) para provimento imediato e recebe a organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As interessadas e interessados devem acessar o endereço eletrônico da FGV, no site Concursos, a partir das 14h do dia 13 de setembro de 2021 até as 16h do dia 18 de novembro de 2021, de acordo com o horário oficial de Brasília.