Descumprindo o decreto municipal que proíbe diversas atividades de serem realizadas ao longo da semana em , cerca de 20 funcionários foram flagrados trabalhando na construção de um residencial localizado na Avenida Tamandaré, em Campo Grande, nesta terça-feira (23)

A construção já havia sido flagrada ‘a todo vapor' nesta segunda-feira (22), quando cerca de 60 funcionários trabalhavam no local. O decreto da semana ‘fecha tudo' proíbe a realização de serviços de construções entre os dias 22 e 28 e março.

Flagrados novamente nesta terça, a reportagem foi até o local onde confirmou a realização dos serviços. De acordo com a responsável pela obra, Jéssica Jacobina, haviam cerca de 20 funcionários no local para os serviços de carga e descarga de materiais de construção.

De novo: funcionários são flagrados em construtora apesar de decreto 'fecha tudo'
Decreto permite apenas serviços de descarga de materiais. (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

De acordo com o decreto municipal que antecipa os feriados, o serviço de carga e descarga de matérias perecíveis e de construção é permitido, apesar disso, leitores denunciaram ao jornal Midiamax que outros serviços também estavam sendo realizados.

No local, a reportagem confirmou a realização de serviços distintos e, no momento em que estava na construção, não foi observado nenhum funcionário realizando serviços de descarga.

Semana ‘fecha tudo'

Entrou em vigor nesta segunda-feira (22) o decreto municipal que antecipa feriados para evitar a circulação de pessoas em Campo Grande, que já vive colapso na saúde devido ao coronavírus. Na prática, o decreto funciona como um ‘fecha tudo', mas alguns serviços foram autorizados a funcionar, como restaurantes e igrejas.

Conforme o decreto, a restrição de funcionamento do comércio fica em vigor desta segunda-feira (22) até o domingo (28). Podem funcionar somente as atividades listadas no documento, se respeitadas as regras de biossegurança, o limite máximo de lotação de 40% da capacidade total permitida e ainda o toque de recolher.

Assim, quatro feriados municipais foram antecipados para segunda-feira (22), terça-feira (23), quarta-feira (24) e quinta-feira (25). Os feriados são do dia de Santo Antônio (13 de junho) e Aniversário de Campo Grande (26 de agosto) de 2021 e de 2022. Na sexta-feira (26), o Governo do Estado deve antecipar o Dia da Criação de Mato Grosso do Sul.