Pular para o conteúdo
Cotidiano

Covid-19: Imunidade pós-vacina pode demorar semanas e cuidados devem ser mantidos

Especialistas e a SES afirmam que é preciso manter os cuidados para evitar a contaminação por coronavírus, mesmo após a vacina. 
Arquivo -

Ainda que exista esperança e animação dos brasileiros em poder voltar para as rotinas normais, existe um grande espaço entre o início da imunização contra a Covid-19 e a retomada da vida usual. Especialistas e a SES (Secretaria de Estado de Saúde) afirmam que é preciso manter os cuidados para evitar a contaminação por , mesmo após a vacina.

Ao Jornal Midiamax, a secretária-adjunta da Saúde Cristhinne Maymone reforça que a população de Mato Grosso do Sul e do inteiro deverá cooperar mesmo após serem vacinados, pois, estamos tratando de uma doença nova e mutável. “Mas o que a gente tem de evidências científicas para conter a doença? Temos a máscara, as medidas de higiene e o distanciamento físico entre as pessoas”, detalha.

A da SBIM (Sociedade Brasileira de Imunização), Isabella Ballalai, destaca que em média o tempo mínimo para que o sistema imunológico responda à doença é de 14 dias após receber a primeira dose de alguma vacina. Entretanto, afirma que o tempo de resposta depende diretamente de cada imunizante.

Vacinas aplicadas em MS

Em são aplicadas duas vacinas contra o coronavírus, a Astrazeneca e a Coronavac. Ambas foram enviadas pelo Ministério da Saúde. A Astrazeneca, produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), é capaz de atingir eficácia geral de proteção de até 76% em 22 dias após a aplicação da primeira dose.

Assim, quando aplicada a segunda dose, a vacina pode superar 82% de eficácia geral. O intervalo de aplicação das doses da Astrazeneca é de até 90 dias. De acordo com estudos publicados na revista The Lancet, o imunizante é mais eficaz se respeitada a janela de tempo de três meses para o reforço.

Então, a Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan, possui eficácia comprovada após a aplicação das duas doses. O imunizante precisa de intervalo de 14 a 28 dias para o reforço.

O Instituto destaca que é preciso duas semanas, após a aplicação da segunda dose, para que a pessoa esteja protegida. Entretanto, lembra que uma quantidade maior de anticorpos pode ser registrada até um mês após o fim da vacinação com a Coronavac.

Fui vacinado e agora? De acordo com a presidente do SBIM, em entrevista à Agência Brasil, é preciso manter todas as recomendações mesmo com a vacinação contra o coronavírus em dia. Vacinados devem continuar utilizando máscaras, evitando aglomerações, higienizando as mãos e objetos e respeitando as recomendações das autoridades sanitárias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que cravou faca nas costas de companheira grávida passa por júri popular em MS

‘Minha mãe não se resume à casa onde ela mora, e o presente de Dia das Mães também não’

consultório

Em maio, consultório móvel veterinário atenderá três bairros em Campo Grande

Sem contato com filhas há 2 anos, homem procura delegacia em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

arvores

Queda de árvore tumultua moradores no Jardim Colúmbia, que alertam: ‘mais árvores podem cair’

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Só meia hora esperando’: campo-grandenses enfrentam longas filas em restaurantes para almoçar com a mãe

Alguns estabelecimentos montam tendas e oferecem bebidas aos clientes enquanto esperam por uma mesa

Política

Campo Grande pode ter nova fundação municipal em setor com orçamento de R$ 68 milhões

Executivo propôs criação do Fundo Municipal de Cultura

Cotidiano

Teve salário-maternidade negado nos últimos 5 anos? Saiba como solicitar de novo

Mudança em 2024 deixou de exigir carência de 10 meses para concessão do salário-maternidade

Famosos

Taylor Swift é intimada a depor em caso de Blake Lively e Justin Baldoni

Ação envolve os bastidores do filme É Assim que Acaba