Conhecido pela população como ‘Carro de Boi', o Monumento aos Desbravadores passará por revitalização em Campo Grande. O monumento fica localizado na confluência dos córregos Prosa e Segredo e promove um registro histórico do início da ocupação urbana de Campo Grande, por volta de 1872.

A artista responsável pela idealização do monumento, Neide Ono, é também quem coordena a equipe para a sua revitalização. “Fiquei muito feliz e contente pelo projeto do prefeito que vai revitalizar não só a minha obra como várias outras pela cidade. A revitalização será feita pelo Massao Minata, que é quem irá refazer as peças danificadas e as que faltam no desenho”, comenta.

O secretário municipal de e Turismo, Max Freitas, relembra que o primeiro monumento de Campo Grande revitalizado foi “O Aprendiz” e afirma que o próximo a ser revivido é “O Beijo”.

“Entendemos a importância do patrimônio histórico e cultural para a identidade dos campo-grandenses. Neste sentido, a prefeitura se une ao setor privado para promover verdadeiras melhorias em Campo Grande. É importante valorizar o passado para que o futuro seja esperado e celebrado”, comenta. A revitalização conta com o apoio da empresa parceira 067 Vinhos.

O monumento homenageia o fundador da cidade, José Antônio Pereira, que veio de carro de boi com sua família e iniciou a formação do povoado. O monumento mede 10m x 5m, foi inaugurado em 1996, na Praça Nelly Martins, junto com a implantação do Parque Florestal Antonio de Albuquerque. A obra é composta por peças fundidas em alumínio e metal dourado sobre fundo de granito preto.

(com informações da PMCG)