Cotidiano

Confira: Só 30 postos de saúde de Campo Grande abrem na semana do ‘fecha tudo’

Dentre todas as unidades de atenção primária à saúde de Campo Grande, apenas 30 estarão funcionando ao longo da semana do ‘fecha tudo’, que acontece entre os dias 22 a 28 de março. Os serviços de farmácias estarão funcionando em apenas sete unidades. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), apesar da semana […]

Gabriel Neves Publicado em 23/03/2021, às 12h05 - Atualizado às 12h18

UBS Iracy Coelho (Foto: Reprodução/PMCG)
UBS Iracy Coelho (Foto: Reprodução/PMCG) - UBS Iracy Coelho (Foto: Reprodução/PMCG)

Dentre todas as unidades de atenção primária à saúde de Campo Grande, apenas 30 estarão funcionando ao longo da semana do ‘fecha tudo’, que acontece entre os dias 22 a 28 de março. Os serviços de farmácias estarão funcionando em apenas sete unidades.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), apesar da semana ‘fecha tudo’ ocorrer até o dia 28 de março, as unidades da atenção primária à saúde deverão trabalhar sob regime de plantão apenas até a sexta-feira (26).

As 30 unidades ficarão abertas das 06h às 18h, e farão exclusivamente os seguintes serviços: vacina covid; coleta de Swab e/ou teste rápido para covid e coleta de exames laboratoriais previamente agendados.

Unidades que estarão atendendo

  • Distrito Bandeira
  1. USF Cristo Redentor, USF Arnaldo Estevão de Figueiredo, UBS Universitário e USF Moreninha III.
  • Distrito Lagoa
  1. USF Jardim Batistão, USF Vila Fernanda, USF Portal Caiobá e USF Oliveira II.
  • Distrito Imbirussu
  1. USF Albino Coimbra, USF Aero Itália, USF Zé Pereira, UBS Silvia Regina e UBS Lar do trabalhador.
  • Distrito Segredo
  1. USF Nova Lima, USF Jardim Azaléia, UBS Coronel Antonino, USF Vila Nasser e USF São Francisco.
  • Centro
  1. UBS 26 de Agosto
  • Distrito Prosa
  1. USF Nova Bahia, USF Mata do Jacinto, USF Estrela Dalva, USF Jardim Noroeste e USF Marabá.
  • Distrito Anhanduizinho
  1. UBS Dona Neta, USF Iracy Coelho, USF Parque do Sol, USF Anhanduí, USF Los Angeles e USF Jardim Botafogo.

Serviços de farmácia

Ainda de acordo com a Sesau, serviço de farmácia funcionará também das 6h às 18h, mas em apenas sete unidades, são elas:

  • UBS Universitário
  • USF Portal Caiobá
  • USF Albino Coimbra
  • USF São Francisco
  • UBS 26 de agosto
  • USF Nova Bahia
  • UBS Dona Neta

Serviços de urgência e emergência

Todas as unidades que contam com serviços de urgência e emergência, como UPAa e CRSs, continuaram funcionando durante 24 horas ao longo de toda a semana do ‘fecha tudo’.

Decreto

O decreto que oficializa as medidas foi publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), na tarde desta sexta-feira (19). Assim, ele destaca que é preciso respeitar regras de biossegurança. Então, empresas devem funcionar com “o limite máximo de lotação de 40% da capacidade total permitida”.

Além disto, deve ser respeitado o toque de recolher vigente. Ou seja, das 20h às 5h é proibida a circulação de pessoas na Capital. O horário foi definido pelo Governo do Estado, então todos os municípios também seguem esta medida.

A semana “fecha tudo” foi uma alternativa encontrada pela Prefeitura de Campo Grande para evitar a adoção de um lockdown, quando as medidas são mais restritas e podem impedir até mesmo a circulação de pessoas. Com a medida atual, feriados municipais de 2020 e 2021 foram antecipados e a restrição de circulação ocorre apenas no horário do toque de recolher.

A prefeitura de Campo Grande decretou a antecipação de quatro feriados municipais para forçar o fechamento de serviços não essenciais a partir da próxima segunda-feira (22). Um quinto feriado, Dia da Criação do Estado (11 de outubro), também pode ser adiantado, mas depende de decreto do Governo do Estado.

Jornal Midiamax