A segunda-feira de Carnaval (15) é para os servidores estaduais, mas para boa parte dos trabalhadores de , é um dia comum. A data comemorativa ficou diferente neste ano por conta da pandemia de coronavírus, tanto que a Prefeitura da Capital até suspendeu o ponto facultativo para servidores municipais.

Estabelecimentos comerciais, como lojas, shoppings e supermercados devem atender em horário normal nesta segunda-feira. Confira o que abre e fecha em Campo Grande:

Órgãos públicos

Como não há eventos de Carnaval em virtude da pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Campo Grande suspendeu ponto facultativo entre segunda (15) e quarta (17). Com isso, os serviços nas repartições públicas municipais devem seguir normalmente.

Por outro lado, a segunda (15) e terça-feira (16) são considerados ponto facultativo para os servidores do Governo do Estado. Ou seja, apenas os serviços essenciais, como saúde e segurança, seguirão funcionando.

Saúde

Na área da saúde, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) devem funcionar normalmente. As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) atendem por 24 horas.

Campo Grande possui quatro CRS, localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia. Há seis UPAs nos bairros, localizadas no Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica.

Comércio

Como o Carnaval não é um do calendário nacional e as festividades estão suspensas, o comércio de Campo Grande deve funcionar normalmente. A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) anunciou que as lojas operam em horário normal de expediente.

Supermercados

Os supermercados devem atender em horário normal durante todos os dias do Carnaval, obedecendo o toque de recolher. As informações são da AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados).

Bancos

Mesmo em um Carnaval sem festividades e sem ponto facultativo no município, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informa que o calendário de feriados bancários está mantido. Portanto, nesta segunda (15) e terça (16) não haverá atendimento ao público nas agências. Já na quarta-feira de cinzas (17) o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Shoppings

Shopping Bosque dos IpêsNesta segunda (15), terça (16) e quarta-feira (17), os estabelecimentos do shopping funcionam das 11h às 22h. Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Fácil estarão em ponto facultativo na segunda (15) e terça (16), retornando às atividades normais somente na quarta-feira (17) a partir das 11 horas.

Shopping Campo GrandeNesta segunda (15) e terça-feira (16), as lojas satélites e quiosques atendem das 12h às 20h, enquanto a praça de alimentação e opera das 10h às 21h. Já as lojas âncoras atendem das 12h às 21h.  Na quarta-feira (17), o shopping funciona normalmente, das 10h às 22h.

Shopping Norte Sul Plaza: As lojas abrem no horário normal nesta segunda (15) e terça (16), das 10h às 22h. Na quarta-feira (17), também atendem das 10h às 22h, mas é facultativo. Demais lojas que não aderirem, funcionam das 12h às 20h.

Shopping Pátio Central: As lojas atendem em horário especial na segunda (15) e terça (16), das 8h às 18h. Nestes dias, o shopping conta com happy hour a partir das 12h e também com uma ação para as crianças, com pintura facial, cabelo divertido e colorido e uma oficina de personalização de máscaras de proteção facial. O restante dos dias, o shopping abre em horário normal, das 8h às 20h.

Rodoviária

Diante da suspensão do ponto facultativo pela Prefeitura de Campo Grande, a concessionária do Terminal Rodoviário de Campo Grande manterá o acompanhamento do movimento e atendimento aos passageiros.

​Delegacias

As delegacias que atendem plantão vão funcionar normalmente.

Depac Centro

Padre João Crippa, 1581 – Centro (3312-5700)

Depac Cepol

Rua Soldado-Policia Militar Reinaldo de Andrade, 167 – Tiradentes (3318-9000)

Delegacia da Mulher (Casa de Mulher Brasileira)

Rua Brasília, Lote A, Quadra 2, s/n – Jardim Imã (3304-7575)