Cotidiano

Com taxa de ocupação em UTI de 82%, Campo Grande terá 10 novos leitos esta semana

A taxa de ocupação de leitos UTI (Unidades de Terapia Intensiva) no domingo (3) foi de 82% pelo SUS (rede pública) em Campo Grande, conforme censo hospitalar da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Para melhorar a taxa, a prefeitura vai abrir 10 novos leitos esta semana no Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian). Conforme os […]

Gabriel Maymone Publicado em 04/01/2021, às 11h37 - Atualizado às 12h28

Leitos para atendimento a pacientes com Covid. (Foto: PMCG / Divulgação)
Leitos para atendimento a pacientes com Covid. (Foto: PMCG / Divulgação) - Leitos para atendimento a pacientes com Covid. (Foto: PMCG / Divulgação)

A taxa de ocupação de leitos UTI (Unidades de Terapia Intensiva) no domingo (3) foi de 82% pelo SUS (rede pública) em Campo Grande, conforme censo hospitalar da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Para melhorar a taxa, a prefeitura vai abrir 10 novos leitos esta semana no Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian).

Conforme os dados, dos 280 leitos críticos oferecidos pela rede pública na Capital, 230 estavam ocupados e 50 estavam vagos. Com a ampliação, o município contará com 290 unidades de internação para atender aos pacientes em meio à pandemia do coronavírus, que já matou 1.095 pessoas na cidade.

Os dados sobre a taxa de ocupação de UTI apresentados pelo município considera todos os leitos disponíveis aos pacientes SUS habilitados ou não junto ao Ministério da Saúde, contratualizados na rede pública e privada no Hospital Adventista do Pênfigo, Clínica Campo Grande El Kadri e Proncor que são subsidiados com recursos próprios.

Quando se considera números da macrorregião de Campo Grande, que engloba outros 33 municípios e somente os leitos habilitados, pode haver divergência na informação e não apresentar o cenário real. Por exemplo, o boletim divulgado pelo governo do Estado considera a taxa global de todos esses municípios e cravou taxa de ocupação de leitos em 99% nesta segunda-feira.

Jornal Midiamax