Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com rodízio nas Emeis, pais reclamam que não têm com quem deixar os filhos em Campo Grande

Mesmo com vagas reduzidas, escolinhas e berçários particulares percebem aumento na procura
Arquivo -

As aulas na rede municipal já foram retomadas também para os pequenos, porém pais têm reclamado do ensino híbrido nas Emeis (Escolas Municipais de Ensino Infantil) em . Com o revezamento de alunos, os responsáveis apontam que não têm com quem deixar os filhos na semana em que a aula é remota. Muitas vezes, a única alternativa é levar as crianças para o trabalho. Diante do rodízio na rede municipal, escolinhas particulares têm percebido aumento na procura. 

Pais e responsáveis relataram à reportagem do Jornal Midiamax que, com o rodízio, têm que buscar alternativas, como deixar as crianças com os avós ou até mesmo levá-los ao trabalho. Mas, afinal, com 78,9% dos adultos vacinados, quando o atendimento volta a ser integral? Segundo o município, ainda é cedo para prever. 

O prefeito (PSD) explica que tudo vai depender do cenário da pandemia na Capital. “Estive em algumas Emeis vendo as crianças. [A volta do integral] Vai depender dos resultados, número de casos e ocupação de leitos”, afirma. 

Em nota, a (Secretaria Municipal de Educação) explica que cada unidade escolar organiza o seu sistema de rodízio de acordo com o espaço físico das salas de aula e a quantidade de alunos. Ainda segundo a secretaria, o escalonamento, inclusive na rede privada, funciona desde o dia 26 de julho e atende aos requisitos do decreto municipal. 

A secretaria garante, ainda, que não houve desistência de matrículas nas Emeis e que “o retorno integral depende de decreto municipal, assim como as demais unidades de ensino do município — públicas e privadas — a Semed está no aguardo”, informa a nota. 

Enquanto o ensino infantil é híbrido na rede municipal, o atendimento é integral em algumas escolinhas e berçários particulares. A regra de 50% do limite da ocupação das escolas é válida para todos, da rede estadual, municipal e particular. Contudo, as escolinhas particulares conseguem atender integralmente, pois oferecem menos vagas. 

O berçário Baby Time explica que não realiza rodízio entre as crianças porque matriculou um número menor de alunos. “De fato, não seria vantajoso para um pai que investe em um berçário levar semana sim, semana não. Então, nós abrimos as salas com o número reduzido para não haver a necessidade de fazer o revezamento”, informou. 

Com a melhora no cenário da pandemia e a oferta de atendimento integral, o berçário percebeu aumento na procura. “Conforme as pessoas foram se vacinando, as famílias estão se sentindo mais seguras e houve sim um interesse maior”.

Na escola Cheiro de Alecrim, o atendimento também é integral, mas também com somente 50% da ocupação. Na escola Planeta, há opções de ensino integral e híbrido para os pequenos. Com isso, houve aumento na procura por matrículas, principalmente no segundo semestre. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dado Dolabella quebra silêncio após ser condenado à prisão: ‘A verdade’

Alems inicia setembro com Semana do Pescado, sessão solene e reunião de Comissão

Carro sobe em canteiro, bate em placa e pega fogo na Avenida dos Cafezais

Prefeitura de Paranaíba licita obras de duas pontes de concreto. (Foto: PMP, Divulgação)

Paranaíba prevê gastar até R$ 1,24 milhão em duas pontes de concreto

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Discussão por sacola de lixo teria motivado assassinato de homem no Taquarussu

Últimas Notícias

Cotidiano

Confira a escala médica nas unidades de saúde de Campo Grande neste domingo

São dez unidades de saúde com plantões de médicos hoje

Esportes

Onde assistir: Domingo tem Dérbi Paulista e semifinais do Brasileirão Feminino

Estão previstas sete partidas pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A

Cotidiano

Campo Grande pede mais prazo para recuperar córrego ‘desmoronando’ na Via Park

Degradação foi identificada em área de preservação do Córrego Prosa

Política

Semana começa sem nova data para relatório final da CPI que investiga Consórcio Guaicurus

Vereadores da CPI não entraram em consenso e adiaram mais uma vez a entrega do relatório, prevista para terça-feira (2)