A segunda etapa de vacinação contra febre aftosa e para compra das vacinas pelos produtores encerra nesta terça-feira (30) em Mato Grosso do Sul, para a região do Planalto. Os optantes de novembro para a região do têm até o dia 15 de dezembro para realizar a vacinação do rebanho.

Com o prazo no fim, 4.712.839 animais foram vacinados, representando 57,13% do total para as regiões do Planalto e Pantanal, segundo a (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

Conforme coordenador do Pnefa (Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa), Fernando Garcia, somente 4.712.839 cabeças de gado vacinadas nas regiões do Planalto e Pantanal estão formalizados junto a Iagro. 

De acordo com o relatório preliminar da vacinação, 7.223 propriedades ainda não adquiriram a vacina contra febre aftosa para a etapa de vacinação até o momento. O Iagro está com 2,3 milhões de doses da vacina disponíveis. Para ficarem regulares, os produtores devem adquirir a vacina, imunizar o gado e fazer o registro junto ao órgão. 

Neste sentido, o Diretor Presidente, Daniel Ingold, reforça a importância da compra até o prazo para as propriedades localizadas na região do Planalto para os animais de 0 a 24 meses, assegurando a manutenção do status sanitário no Estado.

Registro da Vacinação

O prazo para o registro de vacinação no Sistema e-Saniagro para pecuaristas das regiões do planalto encerra dia 15 de dezembro e para a região do Pantanal, dia 31 de dezembro e e deve ser realizada por meio eletrônico, no site oficial da Iagro ou diretamente no portal GAP no Sistema e-Saniagro.

*Matéria alterada às 18h03 para correção de informação.