Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com perigo na divisa com estados, MS analisou 550 casos suspeitos para variante delta

Chegada da nova cepa pode ameaçar planos de retomada econômica no Estado
Arquivo -

Já presente em estados que fazem divisa com , a já causou pelo menos 21 mortes de pacientes no país e tem preocupado as autoridades de saúde. Em MS, a nova cepa ainda não foi confirmada, mas 550 amostras de pacientes já foram analisadas. A variante de origem indiana é mais transmissível que as outras cepas e tem causado problemas mesmo em países com maioria da população vacinada, como os Estados Unidos. 

Dados obtidos com a Vigilância em Saúde da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontam que 550 casos foram analisados para a variante delta, mas nenhum foi confirmado. Ao todo, 431 amostras foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz. O Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) ainda realizou parceria com o laboratório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e encaminhou 119 amostras para sequenciamento. 

Com a proximidade da variante, que pode ameaçar o plano de retomada econômica, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, continua afirmando que o plano de MS é o de vacinar o máximo de pessoas possível. 

“Avançar na vacinação é o principal método para evitar que a variante delta chegue a Mato Grosso do Sul. E, se chegar, que tenhamos a população imunizada. Acredito piamente que o trabalho em Mato Grosso do Sul, que nos coloca em primeiro lugar na imunização, vai fazer com que ela [variante] possa encontrar nossa gente preparada”, disse, na manhã desta terça (3). 

Resende comentou sobre a celebração de convênios para que o Estado possa fazer a análise das variantes sem precisar encaminhar amostras para São Paulo. “Para que tenhamos em Mato Grosso do Sul um laboratório e, assim, não necessite buscar fora do estado o sequenciamento completo dessas variantes que possam estar circulando em MS”. 

Preocupação com variante delta e lockdown na divisa

Há poucos dias, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) demonstrou preocupação com a variante Delta, principalmente nas cidades que fazem divisa com outros estados. A nova cepa começa a cercar MS e já está presente nos estados vizinhos, como Goiás, São Paulo e Paraná. 

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, tem reforçado que, mesmo com o avanço da vacinação, o coronavírus continua presente em Mato Grosso do Sul. “A preocupação maior é porque nos estados vizinhos já existe a variante delta, em São Paulo, Goiás e no Paraná. Temos aí um percentual expressivo de casos novos em cidades perto das fronteiras com esses estados”, ressaltou durante live no dia 23 de julho. 

Além disso, o município de Chapadão do Sul, que faz divisa com Goiás, chegou a determinar por um período de quatro dias. No documento, até mesmo os supermercados deveriam fechar as portas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Eliminatórias: Brasil sucumbe à altitude e é derrotado pela Bolívia

Irmãos são baleados no rosto dentro de carro em frente da mãe na BR-262

loteria

Bolão em Campo Grande fatura R$ 102 mil com cinco números da Mega

Motorista de carreta morre preso às ferragens em tombamento na BR-262

Notícias mais lidas agora

Prefeito e empreiteiras: Gaeco fez buscas em 59 endereços contra corrupção em Terenos

De casebre à mansão: prefeito de Terenos teve salto patrimonial de 218% em quatro anos

Irmãos são baleados no rosto dentro de carro em frente da mãe na BR-262

Câmara aprova projeto que tipifica exercício ilegal da veterinária

Últimas Notícias

Polícia

Trabalhador de 22 anos morre soterrado em obra

Acidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Esportes

Venezuela leva virada da Colômbia em casa e perde vaga na repescagem da Copa para a Bolívia

Não será em 2026 que a Venezuela vai disputar sua primeira Copa do Mundo

Polícia

Dois são presos com 254 kg de cocaína e armas na BR-262

Os dois homens disseram que não sabiam da existência das drogas

Trânsito

Quatro ficam feridos em acidente entre motos no Aero Rancho

Ficaram feridas em um acidente na Rua Berta Lúcia