Desde sexta-feira (19), Mato Grosso do Sul tem batido recordes de superlotação nos (Unidade de Terapia Intensiva) para . Neste domingo (21), mais uma vez o Estado se superou e atende com ocupação de 107,85% nestes leitos. Ou seja, existem mais pacientes sendo atendidos do que os hospitais suportam.

Assim, 536 pacientes estão hospitalizados, mas MS registra apenas 497 leitos de UTI. Então, são 39 pacientes sendo atendidos além da capacidade do Estado. Ou seja, não há como garantir novas internações causadas por quadros críticos da Covid-19.

Os dados são do Painel Mais Saúde, alimentado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Além disto, até às 07h40 deste domingo (21), 68,15% dos leitos clínicos para Covid-19 e Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave) estavam ocupados. Das 1.168 vagas existentes, 796 pacientes ocupam leitos por causa de agravos das doenças.

Com novo recorde de superlotação, MS tem 107% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados
Índice de ocupação UTI Covid-19 em MS. Foto: Mais Saúde.

Recorde atrás de recorde

Em cenário crítico da Covid-19 e enfrentando o colapso da Saúde, MS lida com a superlotação dos leitos de UTI Covid-19 desde 17 de março. Mesmo com ampliação de leitos e grande número de mortes, já citado pela SES como fator para liberação de novas vagas, o Estado está em crescente agravo dos casos de .

Com isso, as unidades de terapia intensiva, última alternativa e forma de ajudar um paciente em estado grave da doença, ficam sobrecarregadas. Em 17 de março, MS registrou 102% de superlotação nas UTIs. Em menos de 24h, o número de ocupação foi para 103%, registrado na manhã de 18 do mesmo mês.

Assim, a situação fica ainda mais crítica, quando em 19 de março, o Estado bateu duas vezes em um dia o recorde de superlotação. Neste dia, até o meio da tarde, MS tinha 104% de ocupação das UTIs. No início da noite foi para 105% o índice de lotação, eram as 490 vagas sendo utilizadas e mais 26 pessoas tratadas além da capacidade.

Neste sábado (20), o número de pacientes tratados além dos leitos registrados continuou subindo e a superlotação chegou a 106%. Mesmo com sete vagas a mais, MS ainda tem 39 pessoas com Covid-19 em estado grave internadas fora da capacidade.

Nos últimos dias MS também tem registrado mais de 1 mil casos registrados por dia. Assim, no último sábado (20), foram 1,1 mil casos novos e na quinta (18) e sexta-feira (19) foram mais de 1,2 mil novas pessoas infectadas. Por fim, é preciso lembrar que as mortes também estão em crescente no Estado. Pelo menos uma pessoa morre a cada hora em MS devido ao coronavírus.