Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com nova variante do coronavírus em circulação em MS, Saúde pede mais rigor a prefeitos

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) pediu aos prefeitos de cidades do Mato Grosso do Sul que aumentem o rigor na fiscalização do cumprimento de medidas de biossegurança, pois com a nova variante em circulação no Estado, o número de casos estão aumentando significativamente. As informações foram anunciadas durante reunião da SES com prefeitos de […]
Arquivo -

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) pediu aos prefeitos de cidades do que aumentem o rigor na fiscalização do cumprimento de medidas de biossegurança, pois com a nova variante em circulação no Estado, o número de casos estão aumentando significativamente. As informações foram anunciadas durante reunião da SES com prefeitos de MS, na sede da (Associação dos Municípios de MS), que contou com a presença do infectologista Júlio Croda e da secretária adjunta da saúde, Christinne Maymone.

Nesta segunda-feira (08), MS atingiu o maior número de internados desde o início da pandemia. São 724 pessoas hospitalizadas e as duas maiores regiões do Estado, de e , atingiram 100% de ocupação de leitos UTI (Unidades de Terapia Intensiva).

Croda alertou da necessidade dos prefeitos aumentarem os cuidados, principalmente, devido à dificuldade no acesso às vacinas. “Mesmo que os consórcios que estão se formando adquiram vacinas, elas só estarão disponíveis a partir de abril, na melhor das hipóteses. Março ainda será um mês muito crítico. Então, temos que estar preparados equilibrando economia e saúde”, pontuou.

Na ocasião, Christinne Maymone destacou os recursos da SES para monitoramento da em MS como o Proseguir – programa que classifica risco de contaminação nas cidades e recomenda medidas restritivas. Ela também destacou a importância do diagnóstico precoce do teste ‘padrão ouro’ do tipo RT-PCR. “Precisamos fazer esses exames precocemente para identificar os casos positivos e promover o isolamento e rastreio, evitando, assim, aumento na taxa de infecção, já que a nova variante é 2 vezes mais contagiosa”, explicou.

A secretária pontuou que os municípios mais isolados receberão kits com testes de antígenos, que são teste de Covid-19 que identificam a formação dos anticorpos, ou seja, podem ser utilizados em pacientes com menos de 8 dias de sintomas. Isso porque essas regiões não têm motoristas para levar exames RT-PCR para o Lacen (Laboratório Central de Análises), em Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional