O número de mortes por coronavírus tem aumentado nos últimos dias e Mato Grosso do Sul chegou a uma média de 43 óbitos por dia. Esta é a maior média móvel registrada no mês de maio. Além disso, a taxa de letalidade voltou a aumentar e a SES (Secretaria de Estado de Saúde) pediu que as pessoas tentem ficar em casa neste fim de semana. 

Durante a live realizada na manhã desta sexta-feira (28), o secretário estadual de saúde Geraldo Resende citou dados preocupantes sobre a pandemia em MS. Uma das preocupações é com a taxa de letalidade, que voltou a aumentar e chegou a 2,4%. Vale lembrar que no ano passado, a taxa ficou por muito tempo em 1,8%. 

Mas, afinal, o que é a taxa de letalidade? É importante entender que a taxa de letalidade é um parâmetro usado para medir a gravidade do coronavírus. A taxa representa a porcentagem de pacientes infectados que morreram. Ou seja, a letalidade mede a chance de uma pessoa morrer em consequência da Covid-19. 

O secretário Geraldo Resende ainda citou o aumento de casos de internações em Mato Grosso do Sul. Nesta sexta (28), o Estado registrou 1.263 pacientes internados e o secretário comentou que MS logo deve atingir o recorde de internações. O recorde até então é o registrado no dia 2 de abril, quando o Estado chegou a 1,3 mil pacientes em leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). 

Diante do cenário preocupante, a secretária adjunta Crhistinne Maymone pediu que as pessoas procurem ficar em isolamento neste fim de semana, se possível, de modo a evitar que a doença se espalhe ainda mais. Caso precise sair, a recomendação é a de sempre: “Mantenha distanciamento, uso de máscaras e higiene das mãos. É extremamente importante que você não participe de aglomerações”, ressaltou.