Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com logística para vacinar 15 mil por dia, Capital sofre com fracionamento de vacinas do Ministério da Saúde

Com quantidade de doses que o Ministério envia, cerca de 5 mil pessoas são vacinadas por dia na Capital
Arquivo -

possui capacidade e logística para vacinar 15 mil pessoas por dia contra a . A afirmação é do secretário municipal de Saúde, José Mauro, que apontou como empecilho o fracionamento de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário, se fossem liberadas todas as doses necessárias, Campo Grande conseguiria vacinar o triplo de pessoas que vacina hoje. Em média, cinco mil pessoas são imunizadas contra Covid-19 por dia na Capital.

“Se fossem mandadas vacinas o suficiente para Campo Grande, conseguiríamos vacinar 15 mil pessoas por dia”, afirma. Ele explica que este número é baseado nos dados da população atual. O secretário destaca que a Capital possui capacidade e logística para atender 15 mil pessoas por dia. “Se fossem liberadas todas essas doses, Campo Grande está preparada”.

Secretério de Saúde de Campo Grande. Foto: Gabriel Neves.

 

A preparação não significa que o município possui todos os insumos, como seringas e agulhas, para a vacinação. O estoque deste material seria inviável, de acordo com secretário, seria preciso um depósito do tamanho do Guanandizão para guardar 1 milhão de seringas.

No entanto, ele destaca que a questão é que “o município possui capacidade e logística” para garantir a imunização de 15 mil pessoas diariamente. Bastam que as doses sejam enviadas.

Até o momento, o Ministério da Saúde enviou 11 lotes de vacinas contra Covid-19 para Mato Grosso do Sul. Assim, 180.268 doses foram distribuídas para Campo Grande até este sábado (3).

Com o fracionamento do envio de doses, Campo Grande e o Estado precisam fazer uma lista de pessoas com prioridade. Profissionais da linha de frente, idosos e pessoas com comorbidades, são mais suscetíveis ao coronavírus e são vacinadas primeiro.

José comenta que muita gente questiona a vacinação dos servidores da segurança, que inicou neste sábado (3), por conta da idade. Entretanto, “o que precisa ficar claro é que o nosso objetivo é vacinar todo mundo”, disse. Ele explica que “essa priorização de grupo e pessoas ocorre por causa do fracionamento dos envios pelo ”.

No mesmo sentido, o prefeito (PSD) disse que a situação foi causada por falta de organização federal. “O correto é que não tivesse escolha ou prioridade, o certo seria que o Governo Federal tivesse tido responsabilidade e respeitado a pandemia da Covid-19 desde o início. Agora, por falta de planejamento do Governo Federal, temos que escolher quem vai ser vacinado primeiro”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quem é o prefeito suspeito de matar policial a tiros no Maranhão?

“Grupo está mais preocupado em defender seus interesses políticos”, diz Vander sobre suspensão de envio de carnes de MS aos EUA

Falta de medicamentos no SUS pode ser informada à ouvidoria da Prefeitura; saiba como

China e UE concordam em suspender totalmente restrições a intercâmbios bidirecionais

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

“Não é o momento de politizar a relação comercial”, diz Vaz sobre frigoríficos de MS romperem com Trump

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Suzano abre quatro vagas para atender operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

As inscrições devem ser feitas no site da empresa

Brasil

Acidente na BR-153 deixa cinco mortos

Entre as vítimas fatais estão universitários da UFPA que estavam a caminho do congresso da UNE

Cotidiano

Após repercussão, familiares de paciente internado em estado grave procuram Santa Casa

Homem estava internado desde o dia 22 de junho, em estado grave e sem identificação

Cotidiano

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato fala em normalização do mercado em poucos dias

O sindicato aponta esperança em estratégias comerciais e concorda com os produtores sobre um impacto limitado na taxação de Trump