Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com juros do rotativo do cartão de crédito nas alturas, especialistas dão dicas para sair do sufoco

Em Campo Grande, cerca de 70% das pessoas com dívidas estão 'enroladas' nessa modalidade de pagamento
Arquivo -
Taxa aumenta juros do cartão de crédito (Foto: Marcos Ermínio, Arquivo Midiamax)

O juro do rotativo do cartão de crédito continuam subindo e já chegam ao estratosférico número de 339,5% ao ano. Em , cerca de 70% das pessoas com dívidas estão ‘enroladas’ com o cartão de crédito. Dessa forma, é importante evitar cair no rotativo para não ‘se enrolar’ no orçamento familiar.

A reportagem do Jornal Midiamax ouviu especialistas em economia e finanças pessoais para dar dicas sobre como organizar as finanças e cair fora dessa roubada. Vale ressaltar que o cliente entra no rotativo quando não paga o valor integral da fatura. Assim, o que fica pendente é financiado pelo crédito rotativo.

Para a economista Daniela Dias, são duas causas por trás do alto número de pessoas com dívidas do cartão de crédito: desequilíbrio financeiro e cenário econômico. “Ainda temos grande número de pessoas demitidas e aumento do número de pessoas que estão ganhando menos em relação a antes da pandemia ou que estão com maior dificuldade, pois a inflação tem pesado no bolso”, avaliou.

A economista especialista em planejamento de finanças pessoais, Andreia Saragoça, avalia que as pessoas não enxergam o cartão de crédito da forma que deveriam. “A maioria dos brasileiros faz extensão da renda com o cartão de crédito, mas não é uma despesa, é uma forma de pagamento assim como dinheiro, Pix ou transferência”, explica.

Por isso, segundo as especialistas, é importante ter planejamento. “Se vou me endividar, precisa caber no meu bolso”, sintetiza Daniela. Assim, é necessário ter noção da situação financeira”Precisa adequar orçamento a sua realidade, ter padrão de vida adequado”, complementa Andreia.

Anote essas dicas

As especialistas pontuaram uma série de dicas para não cair no rotativo, confira:

Saiba quanto está devendo: é direito do consumidor ser informado pela emissora do cartão sobre o CET (Custo Efetivo Total), que é o valor total da dívida. Assim, você pode ficar sabendo quanto precisa para quitar o débito à vista.

Troque por uma dívida mais barata: com a informação sobre o valor total da dívida, é possível pensar até em fazer outro tipo de empréstimo com juros mais atrativos, segundo explica a Daniela Dias. “Às vezes, pesgar empréstimo pode ter juros mais compensatórios do que ficar no rotativo do cartão de crédito”.

Mudança de hábitos: as especialistas indicam que é necessário fazer profunda reavaliação na forma como você está gastando seu dinheiro. “Reveja seu orçamento, faça readequações de gastos, pare de usar o cartão para não gerar mais juros até fazer os ajustes. O problema não é o cartão de crédito, é comprarmos de forma não adequada”, pontua Andreia.

Coloque tudo na planilha: a melhor forma de saber o que pode ser cortado do orçamento é identificar com o que você gasta seu dinheiro. Então, Daniela Dias dá a dica de anotar tudo o que gasta. “Foi na e gastou R$ 10, anota. Leva uma folha dobrada, coloca um aplicativo no celular, mas anota, pois fica mais fácil de ter equilíbrio”, aconselha.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Coletivo de brechós promove ‘garimpaço’ com itens a partir de R$ 5 neste sábado

Conselho de Segurança da ONU se reunirá para discutir drones russos em espaço aéreo da Polônia

Varejo de MS tem queda em julho, segunda registrada no ano

Ratinho declara apoio a Riedel nas eleições de 2026

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

bolsonaro

AO VIVO: STF abre 3º dia de votação do julgamento de Bolsonaro e outros réus

Programa da Assomasul oferta pós-graduação gratuita a servidores municipais

Últimas Notícias

Transparência

Empreiteira é primeira a pedir liberdade após escândalo de corrupção em Terenos

Nádia Mendonça Lopes participou ativamente para fraudar licitações, aponta Gaeco

MidiaMAIS

Mais de 600 mil views no Tiktok: Gael, de MS, manda chupeta para o céu e diz que ‘já é um homão’

Garotinho não deixava por nada a chupeta, mas, ideia criativa rendeu e ele abandonou o objeto

Transparência

MPF investiga desvio de verba, assédio e pagamentos indevidos no Conselho de Educação Física de MS

A investigação mira a gestão de ex-presidente e outros membros do órgão

Brasil

AO VIVO: STF abre 3º dia de votação do julgamento de Bolsonaro e outros réus

Sessão será retomada com o voto da ministra Cármen Lúcia, que poderá formar maioria por condenação de ex-presidente