Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com hospitais superlotados e falta de oxigênio, fronteira vive caos na pandemia

Situação é extremamente crítica tanto em Ponta Porã quanto em Pedro Juan Caballero
Arquivo -
Fronteira do Brasil com o Paraguai em MS
Fronteira do Brasil com o Paraguai em MS

Sem oxigênio e vagas nos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva), os hospitais regionais de Ponta Porã e estão superlotados por conta das internações de pacientes contaminados com o Covid-19. Faltam vagas e oxigênio.

Do lado brasileiro, em Ponta Porã, há mais de três semanas a UTI está lotada e em média entre 5 a 10 pacientes esperam vaga para serem intubados. A demanda impede que pacientes em estado grave sejam internados nas unidades de terapia intensiva, agravando ainda mais a ocupação de leitos.

Mesmo com a chegada de novos equipamentos no último fim de semana, o quadro é de extrema gravidade face aos novos casos que chegam diariamente, de acordo com informações publicadas pelo site Conjecturas.

Com esse cenário, a situação fica mais crítica quando os hospitais do Estado também enfrentam superlotação e impedem a transferência de pacientes para essas cidades. Ponta Porã também vinha atendendo pacientes de toda a região, mas a superlotação dificulta a internação.

Na cidade vizinha, a situação é semelhante. De acordo com assessoria de imprensa da Regional de saúde em Pedro Juan Caballero, somente na segunda-feira (31) foram realizadas 6.158 amostras, das quais 4.138 foram descartadas.

O total global de infectados desde o início da pandemia é de 3.569 e 2.928 recuperados. Os casos ativos subiram para 469, dos quais 191 são por contato e em isolamento domiciliar.

O número de infectados até a manhã desta quarta-feira, 02, é de 234 e o mesmo ocorre com o isolamento domiciliar, enquanto o número de internados é de 44.

Os casos suspeitos aguardando o resultado são 70. Desde o início da pandemia, até terça-feira, 1º de junho de 2021, foram registrados 143 óbitos no departamento de Amambay. 

 O pavilhão de contingência construído para atender os pacientes covid-19 no Hospital Regional desta capital departamental está lotado de pacientes, conforme reconhece o diretor da Décima Terceira Região de Saúde, Nelson Collar Maciel. Essa situação justamente fez com que o oxigênio medicinal se tornasse escasso no hospital.

“Desde o domingo passado estamos com 100% de ocupação dos leitos. Este centro de saúde é considerado hospital de referência e costuma receber pacientes de outras cidades vizinhas. Apelamos à consciência das pessoas para evitar multidões”, explica Maciel.

O médico ressaltou que em todo o sistema de saúde da secretaria de Amambay existem 97 pacientes internados. “Se necessário, vamos atendê-los no corredor, embora não seja recomendado”, disse.

Ele acrescentou que com o aumento do número de pacientes, o oxigênio medicinal tornou-se escasso. Por este motivo, é urgente a conclusão da planta de produção de oxigênio recentemente licitada.

Em Ponta Porã, conforme adiantou o Midiamax,  o prefeito Hélio Peluffo não descarta novas medidas mais enérgicas para conter o avanço da doença no município, dentre as quais lockdown, como já adotado na vizinha cidade de .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Monumento dos Tuiuiús

Cartão-postal de Campo Grande, Monumento dos Tuiuiús será reinaugurado em agosto

Compra de material para asfalto irá custar R$ 2,14 milhões em Paranaíba

Bioparque oferece oficinas educativas e jogos interativos durante o mês de julho

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Vereador leva mais de 40 crianças para conhecer cinema em Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

Homem morre após ser puxado por uma máquina de ressonância magnética nos EUA

Homem usava uma corrente de musculação no pescoço e entrou na sala para ajudar a esposa

Trânsito

‘Amigo de todos’: morte de motociclista causa comoção em Nova Alvorada do Sul

A prefeitura da cidade se manifestou e lamentou a morte de Ezequiel Oliveira

Cotidiano

Atenção: Funtrab realiza ‘Feirão de Empregos’ no shopping Bosque dos Ipês

Feirão de empregos acontece nos dias 6 e 7 de agosto

Mundo

Pastor foragido da Justiça brasileira é preso em Portugal

Homem que não teve identidade revelada foi condenado a 18 anos por abuso de menor