Um fazendeiro de 51 anos foi autuado, neste sábado (27), por incendiar hectares em um rural Santo Antônio de , a 400 quilômetros de Campo Grande. A fumaça podia ser vista à quilômetros do local.

De acordo com a PMA ( Ambiental), durante a operação Prolepse, de prevenção aos incêndios no Estado, as chamas foram flagradas pela equipe. Segundo o proprietário, teria provocado o incêndio para melhorar o gradeamento da terra com tratores e que na área ele iria plantar lavoura de .

Cerca de 3,9 hectares foram atingidos pelo fogo e poderia ter sido maior. O infrator foi autuado, multado em R$ 4 mil e deve responder por crime ambiental.

Prevenção

A PMA de Dourados e de outras Subunidades que possuem regiões onde existem usinas sucroenergéticas  sob suas responsabilidades fiscalizatórias, estão realizando reuniões com gerentes e chefes de operações das empresas, para evitar os incêndios e, quando não for possível, que se realizem os trabalhos de queima de forma licenciada pelo órgão ambiental no período permitido, seguindo todas as condicionantes para se evitar a perda do controle e os prejuízos ao ambiente, bem como as autuações que impõem multas em valores financeiros altos.

Desde o início da semana, a polícia vem informando moradores, principalmente na região rural do Pantanal, para evitar os incêndios urbanos, de palhada da cana-de-açúcar e pastagens.