13 municípios receberam ao todo 165,5 mil doses da vacina Janssen

força-tarefa passando de casa em casaequipes foram até fazendas, assentamentos e comunidades ribeirinhas para vacinar os moradores. 

Cidades devolvem doses de vacina

vacinômetro de Corumbá, foram devolvidas ao todo 15 mil doses de vacina. Além disso, o Governo do Estado já havia redistribuído o quantitativo de 20 mil doses do estudo para as outras 66 cidades de MS no início da semana. 

Agora, quem procurar vacina em Corumbá, ainda encontra. Depois de fazer levantamento, o município reservou algumas doses para quem ainda não compareceu. “O município ficou com algumas doses que serão aplicadas em quem não compareceu. Para quem tomou vacina da e não podia tomar de covid, pessoas que estavam internadas, quem iria fazer aniversário. Ficamos com o remanescente, mas doses foram devolvidas e encaminhadas ao Estado”, explana a Prefeitura de Corumbá. 

Assim como as outras cidades contempladas pelo estudo, Porto Murtinho também devolveu parte das doses e encerrou a campanha de vacinação em massa na quinta (8). Segundo a Prefeitura, a cidade ficou com 250 doses e foram devolvidas 3,5 mil doses da vacina. “Recebemos 6.135 doses da Janssen, fizemos 2.310 doses”. 

Estudo previa sobra de doses

O estudo realizado na fronteira já previa que sobrariam doses nos municípios. O infectologista Julio Croda, que chefia o estudo, explicou que foi justamente por isso que 30% das doses estavam reservadas. 

“Foi justamente por conta disso que a secretaria [estadual de saúde] não enviou 100% [das doses] para o projeto nas fronteiras. Como o pedido de doses foi baseado na população segundo IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística), pode ser que parte da população, como trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades, tenha sido vacinada nesses grupos e não por idade”, explica o pesquisador. 

15 mil doses

Para se ter uma ideia, em média, Campo Grande vacina cerca de 10 mil pessoas por dia quando abre para novos públicos por faixa etária. Somente a sobra de doses de Corumbá seria suficiente para imunizar um grupo e meio de pessoas da Capital de

Ao todo, mais de 50 mil doses devem ‘sobrar’ do estudo e ser redistribuídas, conforme quantitativo proporcional, aos outros 66 municípios que ficaram de fora da imunização em massa.