Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com 63% vacinados, MS tem menor média de mortes por covid em cinco meses

Em menos de três semanas, óbitos pela doença caíram 38% no Estado
Arquivo -
Variante P1 corresponde a 40% dos casos mapeados em MS.
Variante P1 corresponde a 40% dos casos mapeados em MS.

A campanha de vacinação contra o coronavírus tem avançado cada vez mais e 54 cidades em Mato Grosso do Sul já finalizaram a aplicação das doses em adultos — ainda nesta semana, deve integrar o grupo. Com 63% da população geral vacinada, a queda no registro de mortes por coronavírus é um reflexo da eficácia dos imunizantes. Em menos de três semanas, a média de mortes caiu 38% e é o menor índice registrado desde o início de março.

Conforme dados divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), tem uma média de 15,3 mortes por coronavírus diárias. A doença ainda afeta muitas famílias no Estado, mas o dado representa uma melhora nas últimas semanas. No dia 23 de julho, MS registrava uma média de mortes de 24,7 óbitos por dia, o que representa uma queda de 38%. 

Outro dado importante é que Mato Grosso do Sul tem a menor média móvel em pouco mais de cinco meses. A última vez que o Estado registrou média de 15 mortes por covid foi no dia 1º de março.

Se comparássemos com o recorde histórico na pandemia, a diferença seria ainda mais expressiva. Em abril, o Estado chegava ao pico de óbitos, com uma média de 56,7 mortes por covid por dia. Comparando com a média atual, a queda é de 73%. 

A média móvel é um cálculo que leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias. Observar a média móvel é importante porque analisar os números do coronavírus isoladamente pode levar ao engano, já que os números costumam oscilar principalmente logo após o fim de semana ou feriados, quando as equipes de saúde tiram nos municípios e deixam de registrar os dados. 

Entre adultos, 85% estão vacinados em MS

Mato Grosso do Sul já tem 85,47% dos adultos vacinados com ao menos uma dose da vacina contra o coronavírus. Com relação aos imunizados, que tomaram as duas doses ou a vacina de dose única, eles representam 48,49% dos adultos. Considerando a população em geral, MS tem 63,33% vacinados com ao menos uma dose e 35,93% imunizados. 

A maioria das cidades de Mato Grosso do Sul já encerrou a aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus nos moradores com mais de 18 anos. Com isso, apenas 25 municípios receberam doses nesta semana para aplicar D1 (primeira dose) e ampliar a vacinação por faixa etária.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Traficante foge e abandona Hilux roubada com 2 toneladas de maconha na BR-060

aposentadoria

Câmara: oposição protocola pedido de CPI sobre fraude no INSS

Ex-agente penitenciário e amante são condenados por assassinato de mulher ocorrido em 2011

Morre brasileira considerada a pessoa mais velha do mundo

Notícias mais lidas agora

Viatura usada por oficial da PM suspeito de assédio sexual é flagrada em motel

riedel

Riedel diz que reforma agrária é assunto federal e que não vai permitir bloqueios em MS

Dono de bar invadido por ônibus na Afonso Pena fala em R$ 300 mil de prejuízo com acidente

Palmeiras ganha do Ceará, prova ser mais forte fora de casa e tem vantagem na Copa do Brasil

Últimas Notícias

Brasil

Decreto mantém restrição de R$ 121,5 bi no Orçamento até maio

Decreto foi adiado em três meses por causa da demora na aprovação do Orçamento Geral da União

Trânsito

Motociclista fica ferido em acidente com conversão ilegal de carro na Tamandaré

Motociclista foi levado à UPA Vila Almeida

Esportes

Botafogo goleia e encaminha vaga na Copa do Brasil; Grêmio perde de virada do CSA

Encaminhou sua classificação para as oitavas de final

Esportes

Dorival tem estreia tímida no Corinthians em vitória sobre Novorizontino pela Copa do Brasil

O jogo de volta ocorre dia 21 de maio