Cotidiano

Com 5,5 mil vagas, UFMS tem três opções de ingresso e aulas serão presenciais em 2022

Vagas serão divididas entre Vestibular (60%), Sisu (20%) e Passe (20%)

Mylena Rocha e Renata Barros Publicado em 09/09/2021, às 09h22

Vestibular já está com inscrições abertas.
Vestibular já está com inscrições abertas. - Marcos Ermínio/Midiamax

Para quem sonha com uma vaga em universidade pública, a notícia é boa. A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) aumentou a oferta de vagas e agora oferece 5.525 oportunidades em cursos de graduação. Para ingressar, o candidato tem três opções, o Vestibular, o Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). 

[Colocar ALT]
Reitor da universidade falou sobre as novidades para 2022. (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

O reitor da universidade, Marcelo Turine, explica que houve um aumento em 5% na oferta de vagas, em comparação com o ano anterior. Ele informou, durante entrevista coletiva nesta manhã, que as vagas serão divididas da seguinte maneira: a maioria estará disponível pelo vestibular, com 60% das vagas; o Passe terá 20% das vagas, assim como o Sisu. 

As vagas são para cursos de graduação em campi localizados em 10 municípios de Mato Grosso do Sul. Turine ainda citou uma novidade: Campo Grande terá curso de bacharelado em História. Antes, a universidade oferecia apenas o curso de licenciatura. 

As inscrições para o Vestibular UFMS já estão abertas e seguem até o dia 8 de novembro. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da Fapec e pagar a taxa de inscrição de R$ 120. Confira o edital aqui. 

O Vestibular UFMS é voltado a candidatos que concluíram ou irão concluir o ensino médio até a data prevista para matrícula na Universidade. A avaliação é composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. A prova do Vestibular será realizada no dia 5 de dezembro.

Já o Passe se destina a candidatos que ainda estão cursando o Ensino Médio e desejam ingressar na UFMS de forma seriada, por meio de avaliações realizadas ao final de cada ano letivo, com conteúdos específicos daquele período. O processo seletivo é composto por três etapas e a escolha do curso só ocorre na última. As avaliações são compostas por 60 questões objetivas de múltipla escolha e, na terceira etapa, uma redação. As provas do PASSE serão realizadas em 12 de dezembro, também das 8h às 13h.

Calouros já começam com aula presencial

Uma boa notícia para quem já não aguenta mais as aulas online é que as atividades presenciais retornam logo no início do ano letivo de 2022. Com a queda nos indicativos da pandemia e alta taxa de vacinados em Mato Grosso do Sul, a previsão é de que as aulas sejam presenciais, conforme programação da UFMS. 

Jornal Midiamax