Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ciclistas reclamam de falta de segurança com crescente número de assaltos em Campo Grande

Rotas alternativas e passeios em grupos são medidas que podem evitar futuros assaltos, explicam praticantes
Arquivo -

A prática do ganha mais e mais adeptos a cada dia, seja aqueles que utilizam os pedais para praticar aos finais de semana, como os que utilizam a bicicleta como meio de locomoção no dia a dia. Esse grupo lida há tempo com problemas recorrentes de infraestrutura e falta de respeito no trânsito, mas, além disso, agora também enfrentam criminosos.

De acordo com relatos de ciclistas de , os assaltos a ciclistas se tornam mais comum a cada dia, seja em pequenos grupos, pessoas praticando sozinha ou então indo para o trabalho ou escolas. Sem nenhum tipo de proteção – sem contar os equipamentos exigidos -, essas pessoas se tornem ‘alvos fáceis’ ao carregar objetos de valor, como celulares e o próprio meio de condução.

Segundo a coordenadora do Grupo Pedal de Poodle Bike Club, Doriane Perez, a insegurança relacionada a assaltos sempre esteve presente, mas se tornou maior nos últimos dois anos. “A incidência tem aumentado muito, desde abordagens em ciclovias, como também nas rodovias”, comentou.

Perez explica que as ciclovias localizadas na Avenida Lúdio Coelho, Duque de Caxias na região do aeroporto até Indubrasil, na saída para São Paulo e a rotatória da Costa e Silva são considerados trechos onde a atenção do ciclista deve ser redobrada.

Trechos onde os assaltos também se tornaram comuns, são em rodovias próximas ao perímetro urbano da cidade. “Uma delas é a BR 010 que leva a Rochedinho, um trecho muito comum nos roteiros. Já ouvimos relatos de assaltos e abordagens nesses locais. A saída do Detran também é um trecho de risco, no roteiro conhecido como ‘valetão’ que leva até a rotatória de Indubrasil”, explicou a coordenadora.

Não muito familiarizado com a prática do ciclismo como esporte, o conselheiro da região Centro-Oeste da UCB (União de Ciclistas do ), Pedro Garcia, conta que conhece relatos de pessoas que foram assaltadas no momento em que andavam de bicicleta. “É algo com maior probabilidade de ocorrer com pessoas que praticam trilhas e pedalam em locais mais afastados da cidade, claro que também ocorre na área urbana, mas a quantidade é menor”.

Garcia conta que muitos desses trechos não possuem rotas alternativas, e nesses casos, as pessoas devem tomar alguns cuidados que podem evitar um futuro assalto, como: pedalar em grupos relativamente grandes, evitar ruas ‘desertas’ e sem iluminação.

O mesmo é dito por Doriane Perez, “buscamos nos proteger de todas as formas, andando sempre em grupo, evitando esses locais (desertos e sem iluminação) em horários de maior risco e mantendo a atenção sempre”, explica a ciclista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
chitãozinho e xororo expogrande

Show de Chitãozinho e Xororó na Expogrande vira momento simbólico para famílias

Anatel: nove em cada dez brasileiros têm acesso à telefone celular

prefeitura

Corpo é encontrado com sinais de violência no Centro de Belas Artes

Corinthians dá show em noite de gala de Memphis e Yuri, bate Vasco e vence a 1ª no Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

cédulas de dinheiro salario

Mulher é suspeita de fugir de casa com salário do marido em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Polícia encontra arma do crime e faz descoberta sobre cadáver no Centro de Belas Artes

Corpo encontrado no Centro de Belas Artes estava no local há mais de 12 horas , diz perícia

MidiaMAIS

Chitãozinho e Xororó dizem que paz ‘mora’ no Pantanal de MS e fazem público da Expogrande vibrar com clássicos

Dupla entrou no palco da Expogrande às 22h, mantendo a pontualidade, afinação e simpatia de sempre, ainda mais elogiando o nosso territóri

Polícia

‘Crush do Instagram’ denuncia seguidora que se mudou para Capital atrás dele: ‘perseguição’

"Crush do Instagram" é concurseiro, diz que sua vida é só estudar, e está preocupado porque a mulher passou a frequentar a mesma academia que ele

Esportes

Botafogo vence o Juventude no Brasileiro e torcida grita ‘é campeão’ nas arquibancadas

Debaixo de uma chuva constante, o primeiro tempo não foi dos melhores no aspecto técnico