Previsão é de mais chuvas para esta sexta-feira (29) em Campo Grande, de acordo com o meteorologista da Uniderp, Natálio Natalio Abraão Filho. Nesta quinta-feira (28), choveu 16,5mm na Capital com ventos de até 55km/h. Sendo 18,4mm em 21 minutos no Jardim Panamá, 15,4mm em 19 minutos na Vila Santa Luzia, 6,4mm na UPA Universitário e 6,8mm no Aeroporto.

De acordo com a meteorologia, a região central, de fronteira, sul e parte do bolsão de MS, também podem ser atingidas por temporais com até 50 milímetros de chuva e ventos de até 60 km/h nesta sexta.

O temporal é classificado de grau 1 numa escala que vai até 3 e é considerado de baixo risco. O evento pode causar estragos em plantações, queda de galho de árvores (ou árvores pequenas) e alagamentos pontuais.

Pluviômetros

A chuva é medida por pluviômetros, aparelho meteorológico que mede a altura da lâmina de água gerada pela chuva que cai em uma área de 1m2. Então quando se diz que choveu 100 mm, quer dizer que em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresentou altura de 100 milímetros, que é o mesmo que 10 centímetros. Já cada milímetro refere-se a 1 litro de água.