Pular para o conteúdo
Cotidiano

#CG122: Campo Grande tem nove cidades-irmãs ao redor do mundo, você sabe quais são?

Cidades são marcadas por acordos de troca de experiências com a Capital
Arquivo -

, a famosa Cidade Morena, possui nove cidades-irmãs, ou cidades gêmeas, pelo mundo. Mas você sabe o que significa essa relação? Ao menos, cidades de três continentes do planeta estão relacionadas com a Capital. Na China, Lishui faz parte da lista. Na Itália, Turim; na República Tcheca, Zlín; na Polônia, Bialystok; no Chile, Iquique; no Paraguai, ; na Argentina, as cidades Puerto Tirol, Corrientes e San Salvador de Jujuy.

Todas essas localidades possuem objetivos mútuos com Campo Grande. Foram celebrados acordos com as gestões governamentais de cada lugar a fim de compartilhar experiências, tecnologias, conhecimento, produtos e serviços. Tais elementos podem fazer parte de diversas áreas, como educação, turismo e economia, por exemplo.

Além desses laços, comumente as cidades gêmeas têm características demográficas ou históricas semelhantes. Em resumo, as relações formam parcerias benéficas para ambos os lados.

O acordo mais recente realizado por Campo Grande foi em abril deste ano. Na ocasião, a cidade de San Salvador de Jujuy, na Argentina, entrou para a lista de acordo internacional da Capital. No evento de celebração, participaram o prefeito (PSD) e o chefe do município argentino, Raúl Eduardo Jorge.

Para conferir os detalhes e informações de cada cidade, elencamos as localidades consideradas “irmãs” de Campo Grande para comparar suas características. Confira:

Lishui

(Foto: MNXANL)
(Foto: MNXANL)

 

Situada na China, a cidade tem pouco mais que o dobro de habitantes de Campo Grande. Em 1997, seu PIB (Produto Interno Bruto) marcava o equivalente a R$ 9,39 bilhões.

Turim

(Foto: MNXANL)

 

Quarta maior cidade da Itália, Turim se assemelha mais da capital do Mato Grosso do Sul, com uma população de 910 mil habitantes, 4 mil a mais que em Campo Grande. Em contrapartida, sua densidade demográfica é mais de 50 mil vezes a da Cidade Morena.

Zlín

(Foto: Matros)

 

Com uma população de 75 mil pessoas, o que representa 8% da campo-grandense, Zlín é uma pequena cidade da República Tcheca. A área do município é de apenas 102 km², bem abaixo dos 8 milhões km² de Campo Grande. Além da capital do MS, Cuiabá, no Mato Grosso, também é irmã gêmea de Zlín.

Bialystok

(Foto: Slowacki)

 

De acordo com o censo de 2018, Bialystok tem menos da metade da população de Campo Grande, 297 mil habitantes. A cidade polonesa tem aproximadamente 580 anos, uma área de 102 km² e um estádio que comporta 22.386 pessoas, metade da capacidade do Morenão.

Iquique

(Foto: Diego Delso)

 

Bem diferente de Campo Grande, Iquique possui praias, cassinos e prédios históricos. A cidade chilena tem quase a mesma idade da Capital, 185 anos. Na localidade, 166 mil habitantes moram em Iquique, número que corresponde a somente 18% da população campo-grandense.

Pedro Juan Caballero

(Foto: Associação dos Desempregados Fronteiriços/Divulgação)

 

Cidade gêmea mais próxima da Capital, Pedro Juan Caballero é, praticamente, vizinha de Campo Grande e faz parte da fronteira seca entre Brasil e Paraguai, sendo este o seu país. Sua demografia aponta uma população de 100 mil pessoas, numa área de 456 km². O PIB da cidade paraguaia representa 4% do de Campo Grande.

Puerto Tirol

(Foto: Reprodução/Diario Norte)

 

Fundada em 1888, a cidade tem 9.763 habitantes e faz parte da província de Chaco, na Argentina. A cidade é “irmã” de Campo Grande desde 2014 e teve o acordo renovado em 2018 em caráter vitalício. A parceria das duas cidades compartilha experiências na arte, cultura, história e comércio.

Corrientes

(Foto: Dario Alpern)

 

Também na Argentina, a cidade detém um número de habitantes que representa 34% da população de Campo Grande. Mais antiga que a Cidade Morena, 433 anos, Corrientes é conhecida pelo carnaval e é separada da cidade de Resistencia pelo Rio Paraná, bem próximo à divisa com o Paraguai.

San Salvador de Jujuy

(Foto: Verosotosanches)

 

Fundada há 428 anos, San Salvador de Jujuy é também uma cidade gêmea argentina de Campo Grande. Com 230 mil pessoas morando no local, a área total compreende 19,17 km². A densidade da cidade é de 12 mil habitantes/m². Próximo a San Salvador de Jujuy são produzidos cana-de-açúcar, tabaco, frutas cítricas e hortaliças.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tênis: Bia Haddad é eliminada do US Open

Foragida há 18 anos da Justiça de SP, ‘Camaleoa’ é presa em MS

Yago Dora impõe soberania nas ondas de Fiji e é campeão mundial pela primeira vez

VíDEO: três são baleados durante ataques em sequência

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Município recorre contra tarifa de R$ 7,79 do ônibus e diz que Justiça suspendeu aumento

Ex-funcionário detalha venda casada de seguro em lojas Pernambucanas de MS: ‘Cliente assina sem saber’

Relíquia de Carlo Acutis é exposta em missa que antecede canonização

Eliminatórias: Brasil inicia preparação para jogo contra o Chile

Últimas Notícias

Polícia

PF pede inclusão de foragidos de ação contra PCC na lista da Interpol

Os oito foragidos escaparam ao cumprimento de 14 mandados judiciais de prisão

Polícia

Identificado homem que morreu ao passar mal no Tiradentes

Os militares ainda tentaram reanimá-lo

Brasil

CPMI do INSS aumenta ritmo de sessões e já quer ouvir ex-ministro de Lula na próxima semana

A ideia é aumentar o ritmo dada "a grande quantidade de material"

Polícia

Polícia identifica responsáveis por cão que atacou idoso

Vítima foi mordida na região do rosto