Cotidiano

#CG122: Campo Grande tem nove cidades-irmãs ao redor do mundo, você sabe quais são?

Cidades são marcadas por acordos de troca de experiências com a Capital

Felipe Ribeiro Publicado em 03/08/2021, às 08h05

Capital do MS tem nove cidades gêmeas, em três continentes
Capital do MS tem nove cidades gêmeas, em três continentes - Foto: Montagem

Campo Grande, a famosa Cidade Morena, possui nove cidades-irmãs, ou cidades gêmeas, pelo mundo. Mas você sabe o que significa essa relação? Ao menos, cidades de três continentes do planeta estão relacionadas com a Capital. Na China, Lishui faz parte da lista. Na Itália, Turim; na República Tcheca, Zlín; na Polônia, Bialystok; no Chile, Iquique; no Paraguai, Pedro Juan Caballero; na Argentina, as cidades Puerto Tirol, Corrientes e San Salvador de Jujuy.

Todas essas localidades possuem objetivos mútuos com Campo Grande. Foram celebrados acordos com as gestões governamentais de cada lugar a fim de compartilhar experiências, tecnologias, conhecimento, produtos e serviços. Tais elementos podem fazer parte de diversas áreas, como educação, turismo e economia, por exemplo.

Além desses laços, comumente as cidades gêmeas têm características demográficas ou históricas semelhantes. Em resumo, as relações formam parcerias benéficas para ambos os lados.

O acordo mais recente realizado por Campo Grande foi em abril deste ano. Na ocasião, a cidade de San Salvador de Jujuy, na Argentina, entrou para a lista de acordo internacional da Capital. No evento de celebração, participaram o prefeito Marquinhos Trad (PSD) e o chefe do município argentino, Raúl Eduardo Jorge.

Para conferir os detalhes e informações de cada cidade, elencamos as localidades consideradas “irmãs” de Campo Grande para comparar suas características. Confira:

Lishui

(Foto: MNXANL)
(Foto: MNXANL)

Situada na China, a cidade tem pouco mais que o dobro de habitantes de Campo Grande. Em 1997, seu PIB (Produto Interno Bruto) marcava o equivalente a R$ 9,39 bilhões.

Turim

(Foto: MNXANL)

Quarta maior cidade da Itália, Turim se assemelha mais da capital do Mato Grosso do Sul, com uma população de 910 mil habitantes, 4 mil a mais que em Campo Grande. Em contrapartida, sua densidade demográfica é mais de 50 mil vezes a da Cidade Morena.

Zlín

(Foto: Matros)

Com uma população de 75 mil pessoas, o que representa 8% da campo-grandense, Zlín é uma pequena cidade da República Tcheca. A área do município é de apenas 102 km², bem abaixo dos 8 milhões km² de Campo Grande. Além da capital do MS, Cuiabá, no Mato Grosso, também é irmã gêmea de Zlín.

Bialystok

(Foto: Slowacki)

De acordo com o censo de 2018, Bialystok tem menos da metade da população de Campo Grande, 297 mil habitantes. A cidade polonesa tem aproximadamente 580 anos, uma área de 102 km² e um estádio que comporta 22.386 pessoas, metade da capacidade do Morenão.

Iquique

(Foto: Diego Delso)

Bem diferente de Campo Grande, Iquique possui praias, cassinos e prédios históricos. A cidade chilena tem quase a mesma idade da Capital, 185 anos. Na localidade, 166 mil habitantes moram em Iquique, número que corresponde a somente 18% da população campo-grandense.

Pedro Juan Caballero

(Foto: Associação dos Desempregados Fronteiriços/Divulgação)

Cidade gêmea mais próxima da Capital, Pedro Juan Caballero é, praticamente, vizinha de Campo Grande e faz parte da fronteira seca entre Brasil e Paraguai, sendo este o seu país. Sua demografia aponta uma população de 100 mil pessoas, numa área de 456 km². O PIB da cidade paraguaia representa 4% do de Campo Grande.

Puerto Tirol

(Foto: Reprodução/Diario Norte)

Fundada em 1888, a cidade tem 9.763 habitantes e faz parte da província de Chaco, na Argentina. A cidade é “irmã” de Campo Grande desde 2014 e teve o acordo renovado em 2018 em caráter vitalício. A parceria das duas cidades compartilha experiências na arte, cultura, história e comércio.

Corrientes

(Foto: Dario Alpern)

Também na Argentina, a cidade detém um número de habitantes que representa 34% da população de Campo Grande. Mais antiga que a Cidade Morena, 433 anos, Corrientes é conhecida pelo carnaval e é separada da cidade de Resistencia pelo Rio Paraná, bem próximo à divisa com o Paraguai.

San Salvador de Jujuy

(Foto: Verosotosanches)

Fundada há 428 anos, San Salvador de Jujuy é também uma cidade gêmea argentina de Campo Grande. Com 230 mil pessoas morando no local, a área total compreende 19,17 km². A densidade da cidade é de 12 mil habitantes/m². Próximo a San Salvador de Jujuy são produzidos cana-de-açúcar, tabaco, frutas cítricas e hortaliças.

Jornal Midiamax