Campo Grande mantém referência nacional em redução de perdas e preservação de água
Nesta segunda-feira (22) foi comemorado o Dia Mundial da Água, que alerta e reflete sobre o acesso aos serviços de saneamento básico. Dados do SNIS (Serviço Nacional de Informações sobre Saneamento) divulgados pelo Instituto Trata Brasil, apontam que Campo Grande mantém a nacional em redução de perdas e preservação de água, pelo 5° ano consecutivo. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta segunda-feira (22) foi comemorado o Dia Mundial da Água, que alerta e reflete sobre o acesso aos serviços de saneamento básico. Dados do SNIS (Serviço Nacional de Informações sobre Saneamento) divulgados pelo Instituto Trata Brasil, apontam que Campo Grande mantém a nacional em redução de perdas e preservação de água, pelo 5° ano consecutivo.
Neste ano, o ranking nacional traz pela primeira vez a classificação do Índice de Perdas Volumétricas, que avalia a quantidade de litros de água perdidas por dia por ligação. O cálculo mede o volume de perdas ao número de ramais de ligações de água dos usuários. Em áreas urbanas, que possuem densidade de ramais, esse indicador pode traduzir melhor a quantidade de água perdida, uma vez que os vazamentos de água ocorrem, de 80% a 90%.
Neste índice a Capital também se classifica entre as melhores com 119,85 litros por manutenção, enquanto a média nacional da perda volumétricas é de 454,75 litros por ligação ao dia.
Segundo o presidente da concessionária Águas Guariroba, Themis de Oliveira, a concessionária, explica que a média do país em perdas de água é de 35,66%, na Cidade Morena o índice é de 19,97%, conforme o ranking. Estas perdas são, na maioria das vezes, devido a vazamentos, furtos, roubos ou erros de medição.
“Investimos em novas tecnologias de monitoramento voltadas a redução de perdas de água. Para chegarmos a esses índices foram aplicadas, maior dinâmica para atendimento a reparos e vazamentos e um cronograma de revitalização da rede de água em setores da cidade, que somaram aproximadamente 18 quilômetros de rede revitalizada”, finaliza.
Já sobre o acesso ao tratamento de esgoto, 80% dos bairros da cidade contam com o serviço, sendo 100% do que é coletado recebe tratamento adequado antes de voltar para o meio ambiente.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
Barulho de motos, meio ambiente e 14 de Julho: o que esperar da Nova Lei do Silêncio de Campo Grande
Expectativa é que a Prefeitura de Campo Grande envie projeto sobre a Nova Lei no Silêncio no início de 2025
Cristian Ribera chega ao terceiro ouro na Copa do Mundo de Para Ski
Brasileiro brilhou na competição disputada na Finlândia
Pé na estrada: Festas de final de ano trazem aumento de demanda por revisões automotivas
Procedimento previne contratempos nas viagens de férias programadas para este período
Cônsul dos Estados Unidos diz que foi mais feliz este ano por ter visitado Campo Grande: ‘adorei muito’
Animado para vivenciar a diversidade cultural brasileira, ele esteve em MS no mês de outubro e ficou encantado ao conhecer Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.