Em menos de dois meses, em 2021, já registrou mais de 2 mil denúncias de focos de mosquitos transmissores da , zika e chikungunya. O número é equivalente a 1/3 das denúncias realizadas em todo o ano de 2020.

De acordo com a prefeitura da capital, em 2020 foram realizadas 5.901 denúncias de locais com possíveis focos de mosquitos . Apesar do número de denúncias, foram emitidos 94 autos de infração contra proprietários de locais com ‘criadouros’ do .

Em 2021, o número de denúncias já equivale a 1/3 de todas as realizadas nos 12 meses de 2020. Somente em janeiro e fevereiro a prefeitura já recebeu mais de 2 mil denúncias de locais propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Cerca de 60% dessas demandas foram verificadas, a prefeitura alega que a grande maioria se tratam de imóveis desabitados, como residência, comércio e terreno baldio. Essas demandas foram encaminhadas e solucionadas após notificação da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais.

Mesmo com as mais de 2 mil notificações em 2021, foram lavrados três autos de infração. Essas pessoas podem receber multas que variam de R$100 a R$15 mil conforme o código sanitário municipal.

A prefeitura explica que o baixo número de autos lavrados em relação as denúncias recebidas é porque os autos são espedidos, normalmente, durante ações de maiores proporções, fora da rotina, em locais que já são de conhecimento dos agentes por serem focos do mosquito e que os responsáveis não realizam a manutenção adequada, ou em caso de denúncias, e quando feita a vistoria para averiguação da reclamação nota-se um risco crítico à saúde da comunidade ao redor do local.

Em nota, a prefeitura explica que qualquer pessoa pode realizar a denúncia de locais propensos a proliferação do mosquito transmissor da dengue, através dos números (67 2020-2074) ou WhatsApp (67- 99230-2359). Os contatos fazem parte do disque-dengue onde é possível formalizar esse tipo de denúncias para que haja o seu devido encaminhamento.