Campo Grande atingiu 70% da população totalmente imunizada nesta quarta-feira (15), ou seja, 634.249 pessoas tomaram a segunda dose ou vacina de dose única na Capital. O marco é registrado após dois meses e meio de atingir 60% de imunização na população. 

Os dados mostram que 73,3% da população campo-grandense tomou ao menos a D1, mas o problema é que muita gente está com a 2ª dose atrasada, conforme dados da Sala de Gestão.

A (Secretaria Municipal de Saúde) aponta que 83.109 pessoas estão aptas para tomar a segunda dose, mas até agora não compareceram aos pontos de vacinação. A demora acaba prejudicando a proteção do organismo contra a doença. Além disso, caso as pessoas tivessem comparecido para tomar a D2, Campo Grande teria avançado no índice de cobertura vacinal. 

Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo na última semana mostrou que apenas nove capitais brasileiras haviam atingido 70% da população imunizada — Campo Grande, que já foi líder nacional na campanha, ficou de fora na ocasião. Em MS, outras grandes cidades têm índice de imunização superior, como Dourados (73,3% imunizados) e Três Lagoas (72%), por exemplo. 

A Sesau reforça que mais de 40 locais de vacinação estão abertos diariamente e os plantões para a vacinação acontecem todos os finais de semana. A 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina continua disponível e os plantões têm o objetivo de facilitar o acesso à vacina para quem não consegue ir até um destes locais durante a semana.