Campo Grande apresenta sistema de licenciamento urbano em encontro nacional
A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) de Campo Grande foi convidada para participar do IV Encontro Nacional de Comissões de Política Urbana e Ambiental. O encontro é realizado nesta quinta-feira (18) pelo CAU Brasil (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), onde Campo Grande apresenta o sistema municipal de Licenciamento Urbanístico. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) de Campo Grande foi convidada para participar do IV Encontro Nacional de Comissões de Política Urbana e Ambiental. O encontro é realizado nesta quinta-feira (18) pelo CAU Brasil (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), onde Campo Grande apresenta o sistema municipal de Licenciamento Urbanístico.
A Prefeitura de Campo Grande explica que o sistema está desburocratizando a administração pública e promovendo o compartilhamento de responsabilidades através da parceria com os profissionais da construção civil. O tema do evento é “Simplificação do Licenciamento Urbanístico” e será transmitido on-line pela TV CAU.
O titular da Semadur, Luis Eduardo Costa pontua os avanços alcançados pela gestão municipal. “A cidade de Campo Grande, através da Semadur, foi convidada a expor a boa prática aplicada pela Prefeitura referente a questão do licenciamento urbano durante o encontro nacional. Iremos demonstrar a simplificação do nosso sistema municipal de licenciamento urbanístico, considerado à frente, o nosso protagonismo nessa modificação de pensamento, modernizando a legislação e também a aplicação de sistema próprio para alcançar a desburocratização desse setor”.
Alvará Imediato
A Lei Complementar n. 361/2019, que institui o procedimento de Licenciamento Urbanístico, denominado Alvará Imediato (AI) na modalidade declaratória, foi sancionada considerando a necessidade de promover a desburocratização na administração pública e o compartilhamento de responsabilidades através da parceria com os profissionais das áreas de arquitetura e engenharia.
A partir da modernização da legislação e do programa foram iniciadas as análises e aprovações nesta nova modalidade, que compreende as construções de empreendimentos de baixo impacto, sendo elas: as construções unirresidencial, multirresidencial de até cinco unidades e os projetos de construção de edificações destinadas às atividades de comércio (salão comercial) com área de até 500m². Passando os Alvarás de Construção a serem emitidos de forma célere e eficiente.
(com informações da PMCG)
Notícias mais lidas agora
- Ex que esfaqueou mulher 20 vezes morre após confronto com a PM na BR-163
- Pedaço de concreto cai de carroceria de caminhão e atinge mototaxista na Avenida Cônsul Assaf Trad
- Pé na estrada: Festas de final de ano trazem aumento de demanda por revisões automotivas
- Motorista sofre mal súbito, sobe em canteiro de avenida e derruba placa em Campo Grande
Últimas Notícias
PEC/Relatório prevê que Executivo reduza ou limite concessão de subsídios
A equipe econômica ainda não selecionou quais benesses serão impactadas
Autoridades resgatam 45 filhotes de periquito no Pantanal em Corumbá
Só foi possível acesso ao local com um helicóptero da Marinha do Brasil
Senado aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais
A ideia é que a cobrança tenha início no Brasil em 2025
Em última sessão de 2024, TJMS define promoção e remoção de juízas
Nesta quarta-feira (18), última sessão administrativa de 2024 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, foi realizada a deliberação de dois concursos de promoção e remoção de magistrados. A sessão do Tribunal Pleno teve o retorno do desembargador Sérgio Fernandes Martins na condução dos trabalhos, além do julgamento de 36 processos judiciais. Conforme…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.