Pular para o conteúdo
Cotidiano

Baixa procura leva cidades de imunização em massa a fazerem apelo para população se vacinar

Desinformação e medo da vacina têm sido empecilho para vacinação em massa em MS
Arquivo -

Cidades de fronteira em participam de um estudo e receberam doses da vacina da Janssen suficientes para vacinar toda a população adulta contra o coronavírus. A vacinação em massa começou na sexta-feira (4), mas algumas cidades têm registrado baixa procura por parte da população. Diante da situação, as prefeituras têm feito apelo para que os moradores se vacinem no prazo. Caso contrário, as doses serão devolvidas.

O estudo da vacinação em massa em 13 municípios da fronteira é encabeçado pelo infectologista Julio Croda, com apoio da OPAS (Organização Pan-americana da Saúde) e instituições de pesquisa. Para a vacinação na fronteira, o Estado recebeu 165.500 doses da vacina da Janssen. 

Apesar do privilégio de ter toda a população vacinada, a procura pelas doses não tem sido como o esperado. Com pontos de vacinação vazios no sábado (3), a Prefeitura de Ladário, a 426 km de Campo Grande, chegou a fazer um apelo para que a população procure pelas doses até quinta-feira (8). “Você está vendo este espaço vago? Era para ter carros trazendo a população para se vacinar, mas não é o que está acontecendo”, informou o assessor em vídeo publicado pela Prefeitura. 

A Prefeitura de Ladário informou que a força-tarefa para vacinação em massa continua até quarta (7), sendo que quinta (8) será o último dia para vacinação. Na sexta-feira (9), as doses da vacina Janssen não utilizadas serão devolvidas. 

Em Corumbá, a 425 km de Campo Grande, a procura pela vacinação também está abaixo do esperado. O município estava vacinando adultos a partir de 30 anos na sexta (2), mas ampliou a vacinação para cidadãos a partir de 18 anos no sábado (3). O medo é um dos fatores que tem levado a população a dispensar a vacina. Segundo informou a Prefeitura de Corumbá, a falta de confiança na ciência e a desinformação causada pelas são um problema. 

Na cidade, 12,6 mil pessoas foram vacinadas contra a covid-19 em 48 horas. Segundo dados da Prefeitura de Corumbá, 5.275 moradores foram vacinados na sexta (2) e 7.402 pessoas no sábado (3). “Ontem foi bom, mas realmente não houve longas filas ou tumulto. Isto se deve à organização geral, são 400 envolvidos e 90 vacinadoras, apoio do Exército Brasileiro, voluntários e pontos descentralizados”, informou. 

Em Ponta Porã, a 346 km de Campo Grande, a vacinação também segue a todo vapor. Neste domingo (4), a faixa etária foi ampliada e são vacinados adultos a partir de 18 anos. Em , Caracol, Bela Vista, Antônio João, Mundo Novo, Japorã, , Paranhos, Coronel Sapucaia e Aral Moreira, a população a partir de 18 anos também já está sendo imunizada. 

Corumbá fará busca ativa para vacinação

Calcular a meta para vacinação em massa em Corumbá não é tão simples quanto parece. Se considerar as pessoas que se cadastraram e estão aptas para receber a vacina da Janssen, a meta de vacinação seria de 18 mil pessoas. Contudo, dados do IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística) apontam que cerca de 40 mil pessoas ainda devem ser vacinadas na cidade. 

A Prefeitura de Corumbá explica que a partir de segunda-feira (4), a logística será alterada e será realizada uma busca ativa pelas pessoas aptas à vacinação. A busca será descentralizada por unidade de saúde. “[Vamos] cruzar os dados de quem está cadastrado na unidade de saúde e quem se vacinou. Quem não for [vacinar], ir atrás, ligar”, ressalta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal que nasceu e morreu no mesmo dia namorava há menos de um ano

Jornalista Léo Veras (arquivo pessoal)

Deputado ‘avisou’ Léo Veras sobre plano de assassinato do jornalista horas antes do crime, diz viúva

Flávio Bolsonaro diz se arrepender de postagem pedindo para Trump ‘meter’ sanção individual

Sede da Prefeitura de Bodoquena, que decretou corte de gastos diante do 'tarifaço' de Trump. (PMB, Divulgação)

‘Tarifaço’ de Trump leva Prefeitura de Bodoquena a decretar corte nas despesas

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

George Santos, ex-deputado dos EUA de origem brasileira, é preso após se entregar à Justiça

Últimas Notícias

Trânsito

Criança morre ao cair de bicicleta elétrica junto à mãe em Guia Lopes da Laguna

No local do acidente, marcas de sangue ficaram espalhadas

Mundo

Entenda quem é Jeffrey Epstein, quais crimes cometeu e como caso gerou crise no governo Trump

Apoiadores de Trump pediu transparência do presidente, visto que ele havia prometido revelar a lista de Epstein e este voltou com a decisão

Cotidiano

Conta de luz ficará mais cara a partir de agosto

Com bandeira vermelha patamar 2, acréscimo será de R$ 7,87 na fatura, para cada 100 quilowatts-hora consumidos

Polícia

Júri desclassifica feminicídio, e rapaz é condenado a 8 anos de prisão por matar a ex-namorada em MS

Rafael Rocha de Moraes passou por um novo julgamento