Baixa procura faz doses sobrarem e prefeitura de MS amplia público para 2ª dose de AstraZeneca
Prefeitura de Chapadão do Sul reduziu janela de imunização para pessoas que receberam a primeira dose da AstraZeneca até 30 de abril
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Chapadão do Sul –a 336 km de Campo Grande– anunciou no fim da tarde desta quarta-feira (23) que, diante da “sobra” de 90 doses da vacina AstraZeneca reservada para o reforço de imunização, será ampliado o público para o recebimento da segunda dose no município.
Nesta quinta-feira (24), serão distribuídas exatas 90 senhas na ESF (Estratégia Saúde da Família) Central para aplicação da segunda dose para quem recebeu a primeira da AstraZeneca até dia 30 de abril. As doses foram reservadas às pessoas que não receberam o imunizante entre terça (22) e esta quarta-feira (23).
A ampliação da janela para imunização da segunda dose será aplicada apenas no ESF Central, com entrega das senhas a partir das 7h. Por se tratar de uma quantidade baixa, optou-se por concentrar o serviço em apenas um local.
O interessado deve comparecer ao local com documento pessoal com foto e o comprovante de aplicação da primeira dose.
Ao mesmo tempo, a Vigilância Epidemiológica de Chapadão do Sul reforça que a garantia da imunização depende da segunda dose –a vacina não age como um remédio para dor, de efeito imediato, mas sim leva alguns dias para fazer efeito. E a imunização só é efetiva com a nova aplicação, que conclui o ciclo vacinal, sendo que no Brasil a aplicação da segunda dose só pode ser feita com a mesma da primeira.
Mesmo que o paciente tenha tido reação adversa pós-vacina, não deve desistir da dose complementar. Os efeitos mais comuns apresentados após a primeira dose da vacina são dor no local da aplicação, calafrio e dor de cabeça, considerados comuns a vários imunizantes.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
Últimas Notícias
‘Derramamento de santinhos’ gera multa de R$ 18 mil para candidato a vereador
Procuradoria eleitoral acusou candidato de fazer derramamento de santinhos em 9 locais no primeiro turno das Eleições de 2024 em Campo Grande
Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Meninos sumiram enquanto pais trabalhavam fora
Contratação temporária de professores em Corguinho vira alvo de inquérito
Prefeitura de Corguinho terá dez dias úteis para prestar informações ao MPMS
Ex-Ken Humano, Jessica Alves é hospitalizada com buraco no bumbum; veja
Jessica Alves precisou de atendimento médico após ficar com um buraco no bumbum; entenda o que causou a situação da brasileira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.