Pular para o conteúdo
Cotidiano

Audiência de Custódia em MS é referência para ONG de Direitos Humanos

O Tribunal de Justiça de MS tornou-se exemplo de respeito às medidas de biossegurança, sem prejudicar as garantias legais das pessoas custodiadas, em razão da forma que vem realizando suas audiências de custódia. O formato de trabalho foi tema de um vídeo produzido pela Associação para a Prevenção da Tortura (APT), uma organização internacional de […]
Arquivo -

O Tribunal de Justiça de MS tornou-se exemplo de respeito às medidas de biossegurança, sem prejudicar as garantias legais das pessoas custodiadas, em razão da forma que vem realizando suas audiências de custódia.

O formato de trabalho foi tema de um vídeo produzido pela Associação para a Prevenção da (APT), uma organização internacional de , com sede em Genebra (). A APT trabalha mundialmente para prevenir a tortura e outros tipos de maus-tratos, realizando visitas de monitoramento preventivas em lugares de privação de liberdade.

Na divulgação do vídeo, a ONG relatou que as “pessoas presas no Mato Grosso do Sul têm sido apresentadas presencialmente a um juiz nas primeiras 24 horas, após a prisão. Com a implementação de um novo fluxo interinstitucional de atendimento às pessoas custodiadas e de medidas de biossegurança, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) tem realizado audiências de custódia presenciais”.

Com entrevista do juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian, da 2ª Vara Criminal, e de um defensor público, o vídeo mostra que desde o ano passado, o Tribunal de Justiça de MS realiza as audiências no plenário do Tribunal do Júri, garantindo o distanciamento necessário entre todos os presentes, com a aferição de temperatura na entrada do Fórum.

Além disso, a matéria cita o recém-inaugurado serviço de Atendimento à Pessoa Custodiada (APEC), setor que recebe os custodiados antes das audiências, onde eles passam por atendimento psicossocial e médico, no qual são identificados, por exemplo, possíveis problemas de saúde ou sintomas de covid.

Com o novo protocolo interinstitucional e as medidas sanitárias tomadas, o TJMS vem contribuindo para a prevenção à tortura e para garantia dos direitos das pessoas custodiadas. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Estágio

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

BR-163

ANTT autoriza novo trecho e duplicação da BR-163 em Campo Grande será de 8,1 km

‘Vampetaço’: ensaio nu de Vampeta salvou cinema de quase 100 anos; entenda a origem do meme

Carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 500 mil é apreendida em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Casal de MS é preso com mais de 60 quilos de maconha que seria entregue em casa de prostituição em SP

Últimas Notícias

Cotidiano

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu

Polícia

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Acusação vai pedir para que João responda por fraude processual por sumir com eletrônicos após matar e atear fogo na esposa e na filha

Polícia

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

Criminoso foi capturado em Pedro Juan Caballero

Brasil

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

"O Pix tem nome: Jair Bolsonaro", disse o ex-presidente