Grupo de alunos da autoescola Excelência, localizada na Rua 13 de maio, em Campo Grande, se reuniu na tarde desta segunda-feira (1º) na frente da recém fechada empresa para cobrar respostas, alegando prejuízos e atrasos nos processos de formação de condutores.
A auxiliar de escritório, Thamires Fagundes, de 19 anos, que começou o processo em outubro do ano passado, iria pagar para fazer uma prova para se encaminhada ao Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), mas com o fechamento, ficou sem saber como proceder.
“Nós alunos ficamos sem caminhos nenhum. Eles não querem nos encaminhar para outro autoescola e nem fazer nosso reembolso”, disse ela, que investiu cerca de R$ 1 mil na empresa.
Além de Thamires, cerca de outros 15 alunos foram até a porta da autoescola cobrar por repostas. Entre eles o estudante Lucas Sanches, de 21 anos, que deu início ao processo para formação de condutores em setembro. “[…] transferi agora para outra divido a enrolação deles. Sempre [vem] a conversa de que o Detran não está disponível; que tinha pre-agendamento. Foi quase dois meses para fazer o [exame] psicológico e exame médico”, contou ele, que teve o processo cobrado no valor de R$ 1.850,00.
Conforme Thamires, mesmo com a cobrança, os alunos não obtiveram nenhum resultado. “Ligamos novamente em todos os números e está desligado. Não temos nenhuma posição de nada. Isso é revoltando”, disse.
O Jornal Midiamax tentou contato com a empresa nos telefones disponíveis, mas nenhuma das ligações foram atendidas.
Alvo de reclamações
O CFC (Centro de Formação de Condutores) foi proibido de contratar novos alunos, após receber uma segunda notificação do Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) na sexta-feira (19).
De acordo com o órgão, o local já havia sido autuado 15 dias antes e foi novamente notificado na sexta, após o órgão estadual receber diversas denúncias de clientes.
Na nova visita, foi constatado que o CFC não praticava a comunicação essencial, demorava na prestação de serviços previamente pagos e acordados, tinha vantagem manifestamente excessiva, praticava precificação imprecisa e publicidade enganosa.
Fechamento
A autoescola então encerrou as atividades na semana passada depois de sofrer bloqueio administrativo do Detran-MS. A empresa possui cerca de 1,3 mil alunos. Na sexta-feira (26), após a notificação do Detran, a autoescola emitiu comunicado aos clientes. “Nossa equipe administrativa estará dando o suporte necessário a todos os clientes para garantir a completa prestação dos serviços contratados, a fim de que ninguém seja prejudicado”, diz a nota.
WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax
O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.