Pular para o conteúdo
Cotidiano

Apesar de repasses, cidades lotam Campo Grande com pacientes e Sesau pede investigação

Caso veio à tona a partir de investigações sobre superlotação na Santa Casa
Arquivo -
Fachada de entrada da Santa Casa de Campo Grande
Fachada de entrada da Santa Casa de Campo Grande

A transferência de pacientes em caráter de vaga zero, do interior de para hospitais de , é alvo de investigação. O (Ministério Público Estadual) instaurou inquérito civil para apurar os encaminhamentos, levando em consideração que os municípios recebem repasse e têm centros de referência capazes de proporcionar o mesmo atendimento oferecido na Capital.

Conforme edital assinado pela promotora de Justiça Daniela Cristina Guiotti, da 76ª Promotoria de Justiça, o procedimento foi aberto a partir de um pedido da (Secretaria Municipal de Saúde), em razão da superlotação. Segundo Daniela, o objetivo é apurar possíveis irregularidades no encaminhamento de pacientes via vaga zero, “em situações em que os municípios solicitantes possuam serviços próprios e capacidade técnica para realizar o procedimento”.

A promotora explicou que ao longo de investigação iniciada para apurar a insuficiência de leitos no Pronto-Socorro da Santa Casa, veio à tona a informação de que muitos pacientes regulados à unidade eram de municípios que tinham referência no atendimento e que pediam vaga em razão da falta de médicos. Ou seja, apesar da existência de estrutura, os municípios carecem de profissionais médicos.

Neste sentido, a Sesau, por meio da Coordenadora de Regulação Municipal, enviou ao MPMS documentos demonstrando que as irregularidades citadas ocorreram com pacientes de São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, , Brasilândia, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim e Água Clara. São Gabriel do Oeste teria justificado as transferências por falta de ginecologista e obstetra.

No caso de Coxim, o motivo seria a falta de ortopedista e anestesiologista. Já no caso da macrorregião de Três Lagoas, os pacientes foram enviados a Campo Grande devido à ausência do serviço de nefrologia e hemodiálise, serviço vascular, tomografia e endoscopia, apesar de referidos serviços serem cadastrados no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Diante deste cenário, a promotora Daniela oficiou aos municípios e promotores locais a respeito do teor das investigações, em busca de informações e esclarecimentos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Motorista foge após colidir veículo contra poste no bairro Santo Antônio

Apresentador da Band é detonado após atacar vítimas de feminicídio: ‘Gosta de apanhar’

Um ano após morte de Silvio Santos, neto do apresentador fala sobre luto: ‘me dá um bug na cabeça’

Por que Donald Trump caminha em zigue-zague? Motivo ‘sinistro’ vem à tona

Notícias mais lidas agora

imasul

e-MS dificulta defesa em multas ambientais de Mato Grosso do Sul, acusam advogados

‘Ser livre’: conheça auxílio de até R$ 24 mil para mulher e filhos recomeçarem longe do agressor em MS

Jovem é morto com facada no peito após tentar proteger cunhado no Paulo Coelho Machado

Lula planta uva no Alvorada e critica tarifas: ‘não adianta o presidente Trump taxar’

Últimas Notícias

Polícia

Adolescente é socorrido após se afogar em clube sem salva-vidas em Campo Grande

Jovem foi resgatado da água e recebeu massagem cardíaca de banhistas

Polícia

‘Era uma pessoa tranquila’: familiares e vizinhos lamentam morte de ‘Dentinho’ no Paulo Coelho Machado

Homem foi morto com facada no peito após defender cunhado

Famosos

Nasce Oliver, o primeiro netinho de Joelma: ‘Eu estou apaixonada’

Filha de Joelma, Yasmin Mendes Faria deu à luz Oliver, seu primeiro filho com Neto Alcântara; esse é o primeiro netinho da ex-vocalista do Calypso

Le Blog Maria Antonia

Do Brasil para o verão europeu: as Havaianas

As Havaianas estão realmente fazendo sucesso na Europa durante o verão, tornando-se um acessório de moda bastante popular e desejado. A marca, conhecida por sua identidade brasileira, tem investido em colaborações com marcas de luxo e iniciativas como a “House of Havaianas”, que reforçam sua presença e atraem a atenção de influenciadores e celebridades. As … Continued