Pular para o conteúdo
Cotidiano

Anvisa propõe suspensão da vacina Janssen em grávidas; Em MS, apenas 4 receberam imunizante

Novo documento adiciona a vacina da Janssen à lista de imunizantes não recomendados para gestantes, mas reforça segurança das fórmulas
Arquivo -

Em documento publicado na última sexta-feira (2), a (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) propôs suspender a aplicação das vacinas da Janssen em grávidas, assim como a AstraZeneca/Oxford. A recomendação é que as gestantes recebam a Coronavac, ou o imunizante da Pfizer.

Em Mato Grosso do Sul, apenas quatro gestantes receberam dose do imunizante. Conforme dados do vacinômetro da SES (Secretaria Estadual de Saúde), três grávidas em e uma em Fátima do Sul receberam a dose única da Janssen. 

Em maio a agência sugeriu a retirada da vacina da AstraZeneca para esse grupo após uma gestante no ter desenvolvido trombose. Agora, a Anvisa adicionou a fórmula da Janssen à lista de restrições. A suspensão foi feita para evitar casos de trombose e formação de coágulos sanguíneos, efeitos adversos considerados muito raros após a vacinação com fórmulas com vetor adenoviral.

O órgão pede ainda que seja criado um sistema para identificar casos suspeitos da reação. Os sintomas mais comuns são falta de ar, dor no peito, inchaço ou dor nas pernas, dor abdominal persistente, dor de cabeça grave e persistente, visão turva, confusão, convulsões, manchas vermelhas no corpo, hematomas ou outras manifestações no local da injeção. Pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar serviço médico.

No novo comunicado, a agência lembra da importância da vacinação e que os imunizantes citados são seguros e devem ser aplicados na população em geral. “A Anvisa reforça a relação benefício-risco favorável das vacinas contra Covid-19 autorizadas para uso no país, sendo essencial a continuidade da imunização da população”, diz o documento.

As gestantes estão no grupo de prioridades para a vacina contra a Covid-19 desde abril. Segundo a Fiocruz, a taxa de letalidade entre as grávidas é de 7,2% – na população geral, o índice é de 2,8%. Até o final de junho, 1.156 gestantes faleceram em consequência da infecção.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Principais pacientes de síndrome respiratória, crianças lotam UPAs em Campo Grande

Encarregado de cemitério

Está na lista? Prefeitura convoca aprovados em seleção para encarregado de cemitério

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Ancelotti confirma data de chegada à seleção brasileira e despedida do Real Madrid

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

ataque onça pantanal

Laudo confirma morte de ‘Jorginho’ por ataque de onça; cabeça e pescoço foram as regiões atingidas

fiscal oitiva frota ônibus

Frota sucateada e superlotação: Consórcio Guaicurus tem apenas um ônibus para cada 7,6 mil passageiros

INSS inicia notificações sobre descontos associativos nesta terça-feira; saiba como verificar

Últimas Notícias

Polícia

Sofisticação: Especialistas em furtos de apartamentos de luxo viajavam a cada 10 dias para cometer crimes

Especialistas se passavam por moradores ou visitantes

Emprego e Concurso

Campo Grande abre 300 vagas para seleção de auxiliar de manutenção

O auxiliar de manutenção irá executar serviços de limpeza, manuseio, manutenção e conservação no âmbito da administração municipal

Cotidiano

Jaguatirica é encontrada morta no Zé Pereira e assusta moradores

PMA informou que verifica ocorrência

Famosos

Filho de Luciano Huck vai atrás da ex-namorada contra a vontade dos pais

Após polêmicas, Benício Huck tem ido atrás de Duda Guerra às escondidas; Luciano Huck e Angélica não teriam aprovado o relacionamento