Calculadora criada pela empresa TRIEduc promete simular uma estimativa da nota do (Exame Nacional do Ensino Médio). Na prova, que está sendo aplicada neste domingo (24) em sua segunda etapa, a nota é dada pelo caminho (constructo) e não pelo número de acertos.

Para isso, a empresa utiliza os microdados do Enem de 2013 a 2019 e os extrapola para chegar a nota próxima da que o aluno terá quando saírem as notas do exame. Para fazer a simulação, basta acessar o site Sua Nota do Enem clicando aqui e coloca as respostas assim como foi preenchido o da prova – a simulação é feita a partir disto.

Diego Camacho, Diretor de Dados da empresa, destaca que “com a TRI, a nota do aluno não representa um desempenho individual absoluto, mas sim a posição que ele ocupou na escala onde todos os demais participantes também são incluídos. Essas escalas são como uma reta numérica, em que os números representam posições. Para construi-las, a cada edição do Enem a dificuldade das questões é equalizada com a escala de proficiência padronizada do exame, o que faz com que os resultados possam ser comparáveis ano a ano, mesmo com a aplicação de provas diferentes em públicos distintos”.

Mateus Prado, especialista no Enem, destaca que “se a simuladora for bem feita, utilizando todos os parâmetros necessários, consegue-se chegar a um resultado agora bem parecido com o que o aluno vai ter quando sair a nota oficial do exame”.

Segundo a TRIEduc, na edição anterior do Enem, em 2019, a calculadora teve erro médio de somente 17 pontos (para mais ou para menos).