Cotidiano

Ampliação do público para 3ª dose de reforço da vacina Covid lota drives de Campo Grande

Dose extra está sendo aplicada em idosos com 70 anos ou mais

Fábio Oruê Publicado em 14/09/2021, às 15h24

Drive-thru da UCDB está com uma longa fila de espera
Drive-thru da UCDB está com uma longa fila de espera - Foto: WhatsApp/ Jornal Midiamax

A ampliação do público alvo para a 3ª dose da vacina contra a covid-19 fez os idosos com 70 anos ou mais — que tomaram a 2ª dose até 14 de maio — lotarem os drive-thrus de Campo Grande nesta terça-feira (14). A antecipação do período de aplicação da terceira dose para quatro meses segue resolução da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) publicada na segunda-feira (13).

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) ampliou em mais de um mês o público que pode tomar a dose extra da vacina. Até ontem, somente quem podia tomar a dose eram os que tinham sido vacinados até 9 de abril. Já nesta terça, o alvo aumentou para até 14 de maio. 

Com isso, a procura pela imunização de reforço aumentou nesta tarde, já que os drives e o Guanandizão iam começar as aplicações a partir de 12h30 (até 22h), na Seleta a partir de 12h (até 16h45) e nos postos de saúde às 13h (até 16h45). 

Conforme o calendário estabelecido pela Sesau, a aplicação da dose de reforço também continua para as pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias, sendo necessária apresentação do laudo médico que ateste uma das condições definidas pelo Ministério da Saúde.

Já a aplicação da segunda dose é voltada a pessoas que tomaram Pfizer até o dia 13 de agosto, a Astrazeneca até o dia 15 de julho ou a Coronavac até o dia 23 de agosto. A data da aplicação das vacinas pode ser consulta na carteirinha digital disponível no site de cadastro.

Quem ainda não tomou a primeira dose pode procurar qualquer um dos locais de vacinação referenciados. A vacinação será feita mediante disponibilidade de doses.

Jornal Midiamax