Pular para o conteúdo
Cotidiano

Alvará Digital: Prefeitura de Campo Grande lança portal para acelerar aprovação de projetos arquitetônicos

Novo sistema busca atender demandas dos profissionais da área
Arquivo -
Portal foi lançado em cerimônia nesta manhã na Capital
Portal foi lançado em cerimônia nesta manhã na Capital

A Prefeitura de lançou nesta segunda-feira (23) o portal Alvará Imediato, que busca diminuir o tempo para aprovação de projetos arquitetônicos. O portal foi desenvolvido em parceria com a (Secretaria Municipal de e Gestão Urbana) e a Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação). O novo sistema é voltado para empreendimentos de baixo impacto como construções uniresidencial, multiresidencial de até cinco unidades e projetos de construção de edificações destinadas às atividades de comércio com área de até 500m².

De acordo com o prefeito, (PSD), o sistema vem para atender às demandas dos profissionais da área. “Ouvimos as necessidades dos profissionais da nossa cidade e criamos, junto à Agetec e Semadur, o Portal do Alvará Imediato, para que o trabalho destes profissionais seja o mais rápido, intuitivo e produtivo possível”, afirmou o prefeito na cerimônia de lançamento.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luis Eduardo Costa, ressalta que o objetivo do portal é acelerar a aprovação dos projetos. “Desde 2017, com o programa Aprove Fácil temos avançado na modernização e na diminuição do tempo de análise dos projetos arquitetônicos. Antes as análises levavam entre 30 a 40 dias, no início da atual gestão reduzimos para cerca de 15 dias e hoje já podemos afirmar que entre 24 e 48h o Alvará de Construção poderá ser emitido. E estamos trabalhando ainda mais para reduzir esse tempo para 15 minutos”, destaca.

No site da aprovação digital de projetos já estão disponíveis os arquivos atualizados para os profissionais utilizarem a partir da implantação do novo sistema para emissão do Alvará Imediato. As alterações para atendimento às regras do Alvará Imediato estão na prancha e no memorial descritivo. Os arquivos deverão ser baixados novamente pois o campo destinado ao carimbo da prancha deverá estar “em branco”, conforme modelo no site já que o espaço será destinado ao Alvará de Construção. Como também não poderá alterar o tamanho da prancha sob pena de indeferimento do processo. Em relação ao memorial descritivo, o mesmo não será mais inserido em formato excel e sim diretamente no sistema.

No novo sistema, será disponibilizada a opção para impressão do Alvará Imediato, por isso os profissionais não precisarão mais agendar a retirada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Motorista tenta fazer conversão, atinge e arremessa motociclista na Avenida José Nogueira Vieira

Rio Cuiabá é o quarto em MS a entrar em nível de estiagem

Petróleo fecha em alta, com preocupações de oferta da Rússia e expectativa de demanda da China

A cara dele? Versão baixa renda do cantor, ‘Luan sem Grana’ capina até lote em MS

Notícias mais lidas agora

Município recorre contra tarifa de R$ 7,79 do ônibus e diz que Justiça suspendeu aumento

Diretor da Fiems é investigado pelo Ministério Público por desmatamento em MS

cybertruck elon musk inferninho 2

VÍDEO: Cybertruck de ‘Elon Musk’ dá rolê no Inferninho e deixa visitantes pasmos: ‘Tá de brincadeira’

Campanha do Sesc arrecada brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade

Últimas Notícias

Cotidiano

Final de semana em MS é marcado por incêndios em meio ao tempo seco

Há uma mudança no cenário climático prevista para os próximos dias, que pode trazer chuva para o estado e diminuir frequência dos incêndios

MidiaMAIS

Festival do estúdio Ghibli terá sessões de clássicos da produtora em cinema de Campo Grande

Semana de exibições vai do dia 18 de setembro a 1º de outubro

Cotidiano

Prepare o guarda-chuva: cidades de MS estão sob alertas de chuvas nesta segunda-feira

Inmet emitiu alertas laranja e amarelo para municípios de Mato Grosso do Sul

Cotidiano

Pipa na fiação causa queda de energia em bairros de Campo Grande

Moradores dos bairros São Conrado, Santa Emília, Leblon, União, Oliveira, Caiçara, que foram afetados pela falta de energia