Além de Campo Grande, outras sete capitais brasileiras suspenderam a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 por falta de estoque. A capital sul-mato-grossense aplicou a primeira dose pela última vez na quarta-feira (21).

Além dela, em Belém (PA), Rio (RJ), (BA), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), Maceió (AL) e Vitória (ES) era aplicada apenas a segunda dose nesta segunda-feira (26).

Em outras duas capitais – Goiânia (GO) e Cuiabá (MT) -, a vacinação era limitada por causa dos estoques baixos e em São Paulo (SP) a imunização da faixa etária dos 28 anos – prevista para a quinta-feira (29) – foi temporariamente suspensa.

O Ministério da Saúde disse ter iniciado a entrega de 10,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para a campanha em todo o País, incluindo as capitais.

A prefeitura de Campo Grande informou que aguarda o recebimento de uma nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde para abrir o calendário da primeira dose. Ainda segundo o município, um novo lote com 112 mil doses deve chegar à capital entre terça e quarta.

Restrições

Desde a semana passada, a prefeitura de Goiânia vem limitando a duas mil senhas diárias a aplicação da primeira dose no shopping Passeio das Águas, posto de vacinação onde não é necessário agendamento.

Os outros 28 locais disponibilizados para a primeira dose mediante agendamento estavam com as preenchidas. Nesta segunda, o governador Ronaldo Caiado (DEM) usou as para anunciar a chegada de 386.400 doses entre terça e quarta-feira (28).

Em Cuiabá, a prefeitura adotou rodízio entre os postos de vacinação no fim de semana, após ter registrado falta de vacinas na semana passada. No sábado e no domingo, apenas dois postos funcionaram em revezamento.

De acordo com o município, o motivo do rodízio “é a baixa adesão da população à vacinação nos fins de semana”. A abstenção chegou a 50% das pessoas agendadas. Nesta segunda, a maioria dos postos aplicava só a segunda dose.

Já a Prefeitura de São Paulo suspendeu a vacinação do grupo de 28 anos a partir de quinta, mas manteve a imunização da faixa dos 29 anos, prevista para começar nesta terça-feira (27).

*Com informação do Estadão Conteúdo.