Uma candidata foi eliminada no primeiro dia de provas do (Exame Nacional do Ensino Médio) depois que o alarme do celular tocou na sala de aula no último domingo (25). A candidata Sofia Monteiro, de 18 anos, relatou o ‘perrengue' nas e explicou que o celular disparou quando estava guardado na embalagem, enquanto ela fazia a prova. 

O caso aconteceu em Teresina. A candidata chegou para fazer a prova e colocou os objetivos pessoais dentro do saquinho plástico disponibilizado pelos fiscais. Contudo, só depois de lacrar a embalagem é que ela se lembrou que poderia ter um alarme ativado. Ela pediu para verificar o celular novamente antes de começar a prova, mas como o envelope estava fechado, não foi permitido. 

Não deu outra: o celular tocou e a aluna foi eliminada da prova. “Acabei de ser expulsa do Enem pq meu celular ligou pra tocar o alarme”, relatou no TikTok. Confira: 

@sofiamonteiro555 #enem #enem2021 ♬ som original – sofi

Erros simples podem acabar eliminando o candidato no dia da tão aguardada prova. Por isso, é preciso ficar atento ao que pode e não pode no Enem. Confira algumas situações que podem eliminar o candidato

  • Permanecer no local de provas sem documento de identificação válido.
  • Perturbar a ordem no local de aplicação das provas.
  • Se comunicar verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com qualquer pessoa que não seja da equipe de aplicação.
  • Utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação da prova.
  • Registrar ou divulgar por imagem, vídeo ou som a realização da prova ou qualquer material utilizado no Enem.
  • Iniciar as provas antes da autorização do Chefe de sala.
  • Não manter aparelhos eletrônicos desligados no envelope porta-objetos lacrado e identificado. Se o aparelho, mesmo dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado.
  • Se recusar a usar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até o momento da saída do local de provas.

Para conferir o edital completo com todas as normas, clique aqui.